A Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atende a zona Norte da região metropolitana de São Paulo, vai operar com somente uma via no trecho entre as estações Suzano e Jundiapeba a partir desta quarta-feira, 9. Assim, a previsão é que a linha opere com a mudança pelos próximos quatro meses, pelo menos.
Leia também: Linhas 11, 12 e 13 da CPTM entram em novo modelo de concessão
O motivo é a reforma de uma ponte ferroviária na região de Suzano (SP). Segundo a CPTM, a estrutura da ponte construída em 1907 está desgastada, com riscos para os passageiros. Contudo, a empresa que assumirá a obra ainda não foi contratada.
Veja como vai funcionar:
Com isso, de acordo com a empresa, os intervalos médios entre as viagens vão variar em dias de semana, dias normais e nos finais de semana e feriados:
Além disso, haverá um trem fazendo o trecho Luz-Guaianases em loop nos horários de pico, com intervalo a cada 3,5 minutos, e entre 9h e 16h, com intervalo a cada 5,5 minutos.
No trecho entre as estações Jundiapeba-Estudantes também haverá um trem em loop, com intervalo de 11 minutos apenas em horários de pico.
O Sistema Plano de Apoio entre Empresas de transporte frente as Situações de Emergência (Paese) vai dar suporte à linha da CPTM enquanto durar a interrupção parcial das vias.
Nos horários de pico haverá ônibus levando os passageiros entre Suzano e Jundiapeba sem custo adicional. Quem usar recebe uma senha que permite retornar à linha de trem na estação seguinte sem ter que pagar novamente.
Locais de embarque nos coletivos:
Segundo a CPTM, os usuários podem procurar os colaboradores da empresa nos terminais em caso de dúvidas ou se precisarem de algum auxílio.
Os usuários podem tirar dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.
A Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) atende em média 531.745 passageiros por dia útil. São 50,5 quilômetros atravessando a zona Leste de São Paulo até a região Alto do Tietê.
Assim, ela possui 16 estações, sendo 7 localizadas em São Paulo, 2 em Ferraz de Vasconcelos (SP), 2 em Poá (SP), 1 em Suzano (SP) e 4 em Mogi das Cruzes (SP). O trecho entre Luz e Suzano representa 91,4% do volume total de passageiros da linha.
Leia também: Transporte sobre trilhos: crescimento, desafios e a urgência de uma Autoridade Metropolitana