Feriado de Finados: como vão funcionar os transportes metropolitanos de São Paulo
Circulação de metrô, trens metropolitanos e ônibus intermunicipais terá mudanças durante o feriado e no dia de aplicação do Enem (5)
3 minutos, 34 segundos de leitura
01/11/2023
Por: Daniela Saragiotto
As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação durante o feriado de 02 de novembro, dia de Finados, e no primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no domingo (05).
Leia também: GP São Paulo de F1 terá operação especial de transporte público
Dessa forma, na quinta-feira (2/11), a CPTM vai funcionar com intervalos médios programados para domingo, com exceção da Linha 10-Turquesa.
Ela contará com os ônibus do Sistema Paese entre as estações Rio Grande da Serra e Mauá, por conta das obras de manutenção e modernização.
De forma que os veículos terão paradas nas estações Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Guapituba e Mauá.
Confira onde estarão os ônibus do Sistema Paese
– Estação Rio Grande da Serra: Av. Pastor Aquilino Sartori (localizada ao lado da estação)
– Estação Ribeirão Pires: Av. Santo André (número ímpar da avenida)
– Estação Guapituba: Av. Capitão João (em frente à estação, próximo à Rua Cícero de Campos Povoa)
– Estação Mauá: Av. Capitão João (ao lado da estação, embaixo da passarela).
Informações gerais
Na sexta-feira (3), a operação das linhas da CPTM será normal, como qualquer dia útil. Durante o final de semana, o intervalo médio previsto para os sábados (após às 21h) e domingos (durante toda a operação comercial) é de até 35 minutos. Este intervalo, inclusive, é válido para todas as cinco linhas da companhia.
Seja como for, no feriado de Finados, a frota em circulação nas linhas operadas pelo Metrô será equivalente a de um domingo, com trens reserva em todas as linhas.
Assim, na sexta-feira, no sábado e no domingo não haverá alteração na operação. Nesses dias, entretanto, em todas as linhas, trens reservas ficarão disponíveis para operar, caso necessário.
Na quinta-feira do feriado (02), a operação das linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a mesma programação de viagens praticadas aos domingos.
Já na sexta-feira (03), as linhas obedecerão às tabelas de dias úteis, com exceção de cerca de 240 linhas que terão horários especiais.
De forma que os horários destas linhas poderão ser consultados a partir de quinta-feira (2) no site ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.
Enem
Durante o primeiro dia de aplicação do Enem, no domingo (05), a operação da CPTM e do Metrô será a habitual de domingo e todas as linhas contarão com trens reservas de prontidão, caso necessário.
Entretanto, para evitar surpresas de última hora, a STM recomenda a todos que programem a viagem para os locais de provas com antecedência e que realizem a compra antecipada dos bilhetes.
Bilhetes
Os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR Code para uso nos trilhos via WhatsApp (11 3888-2200) pelo aplicativo TOP, disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs espalhadas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda espalhados pela Capital e região metropolitana e que aceitam dinheiro neste tipo de compra.
Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no site.
Bikes
Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade.
As bikes devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação.
É importante lembrar, entretanto, que o embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.
Saiba mais: Transporte público: saiba porque os subsídios para Metrô, trem e ônibus são fundamentais
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários