Linha 19-Celeste do metrô: o que se sabe sobre o ramal que irá ligar Guarulhos ao centro de SP

Nova linha fará conexão entre Guarulhos e a capital paulista. Foto: Estadão

Há 2 dias - Tempo de leitura: 2 minutos, 40 segundos

Os leilões da futura Linha 19-Celeste encerram nesta quinta-feira (25). As sessões públicas definem as empresas ou consórcios que serão responsáveis pelas obras do serviço que ligará a região central de Guarulhos com o centro de São Paulo. A expectativa é de que a futura linha transporte cerca de 630 mil pessoas por dia.

A futura linha de metrô está prevista para ter 15 estações entre o Bosque Maia, em Guarulhos, e o Anhangabaú, na capital paulista. Ao todo, a linha 19-Celeste terá 17,6 km de extensão. O trajeto deve reduzir em até uma hora o tempo de deslocamento entre as cidades, de acordo com o Governo de São Paulo.

Futuramente, a linha 19-Celeste fará conexão com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, além de poder ter ligação com a CPTM, com a linha 11-Coral.

Leia mais: Tudo o que se sabe sobre a expansão da linha 2-Verde

Em relação à estrutura, a nova linha está prevista para contar com 18 poços de ventilação, de responsabilidade das vencedoras dos leilões. Ao mesmo tempo, terão como atribuição cuidar de todo o fornecimento e instalação dos sistemas auxiliares, como as escadas rolantes, os elevadores e a iluminação.

Localização das Estações

De acordo com o Metrô, a Linha 19-Celeste passará por áreas densamente povoadas e polos econômicos paulistas. O serviço também fará a conexão com pontos importantes, como o Mercado Municipal, Theatro Municipal e o comércio atacadista do Pari, por exemplo.

Confira a localização aproximada de cada estação:

Bosque Maia – Av. Tiradentes, 1451 (Guarulhos)
Guarulhos Centro – Rua Dom Pedro II, 148/154
Vila Augusta – Av. Guarulhos, 604
Dutra – Rua Segundo Tenente Aviador John Richardson Cordeiro e Silva, 220 (Internacional Shopping Guarulhos)
Itapegica – Rua Cavadas, 247, 1624
Jardim Julieta – Av do Poeta, 929
Vila Sabrina – Av. João Simão de Castro, 250
Cerejeiras – Av. das Cerejeiras, 1950
Santo Eduardo – Praça Santo Eduardo, 57
Vila Maria – Avenida Guilherme Cotching, 563
Catumbi – Rua Marcos Arruda, 909
Silva Teles – Rua Santa Rita, 70
Cerealista – Rua Mendes Caldeira, 223
São Bento – Rua do Seminário, 87
Anhangabaú – Rua Santo Amaro, 43/45/47/53/61/67

Leilões da linha 19-Celeste

A licitação que ocorre desde o dia 22 tem como objetivo selecionar três consórcios, responsáveis por cada um dos três lotes da linha.

Conforme o governo paulista, o primeiro lote vai abranger um trecho com cinco estações e seis poços de ventilação (VSE) entre Bosque Maia e Itapegica. O segundo terá cinco estações e seis VSEs entre Jardim Julieta e Vila Maria, além do Pátio Vila Medeiros, enquanto o terceiro compreenderá cinco estações e seis VSEs de Catumbi a Anhangabaú.

Até então, o Lote 1 teve o melhor lance dado pela Yellow River, subsidiária da chinesa Power China. O Lote 2 recebeu o melhor lance da Odebrecht, junto com o mesmo consórcio que apresentou a proposta mais alta para o Lote 3.

Os consórcios vencedores terão até 75 meses para concluir as obras, a partir do início da construção.

Leia também: ‘Monotrilho Linha 15-Prata não é confiável’, diz engenheiro que trabalhou por 35 anos no Metrô-SP