A frota de ônibus de Manaus adquiriu 50 novos ônibus no domingo, 10. Todos os veículos são equipados com ar condicionado e câmeras de segurança. Entre janeiro de 2021 e o final de 2023, a Prefeitura de Manaus entregou 317 ônibus novos para o sistema de transporte público da capital.
Atualmente, Manaus conta com cerca de 800 ônibus circulando de forma contínua, com 50% dessa frota já sendo de veículos com ar-condicionado. No total, o sistema de transporte público de Manaus possui 1.166 ônibus distribuídos em 218 linhas. De acordo com a prefeitura, o transporte público da capital realiza cerca de 500 mil passagens diárias.
“A previsão é que sejam entregues, este ano, 125 novos carros. Menos esses 50 aí, vocês façam as contas. Nós vamos entregar, ainda este ano, 12 carros elétricos. Inclusive, já tem dois a caminho da nossa cidade”, afirmou o prefeito David Almeida (Avante) durante a entrega dos veículos.
Os novos carros possuem ar-condicionado, tecnologia menos poluente, entradas USB para carregamento do celular e outros eletrônicos e câmeras de monitoramento. A entrega aconteceu no complexo viário Prefeito José Fernandes, entre as avenidas Governador José Lindoso e Barão do Rio Branco.
O governo do Pará encomendou 40 ônibus elétricos para integrar o BRT da região metropolitana de Belém até a COP30. A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas será sediada no Estado em 2025.
Leia também: Pará amplia frota de ônibus elétricos para COP30
Com previsão de entrega para este ano, os novos veículos farão parte da frota de eletrificados do Estado. Os modelos são todos nacionais, produzidos pela Eletra, empresa brasileira de ônibus elétricos. O valor investido para a aquisição dos carros foi de R$ 120 milhões.
Os primeiros modelos da Eletra já estão presentes em capitais como São Paulo, Salvador, Vitória e Curitiba. Em setembro, o governo de São Paulo anunciou a aquisição de 50 veículos elétricos em sua frota de ônibus.