VLT de Bauru: conheça o trajeto e confira as possíveis estações | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

VLT de Bauru: conheça o trajeto e confira as possíveis estações

Por: Fellipe Gualberto . Há 3 dias
Inovação

VLT de Bauru: conheça o trajeto e confira as possíveis estações

Prefeitura divulga os planos para o modal e compartilha um possível mapa com as linhas que serão construídas

1 minuto, 53 segundos de leitura

29/11/2024

A estação de trem, antigo símbolo de riqueza da cidade, atualmente esta abandonada em uma área degradada do centro. Foto Divulgação/Prefeitura de Bauru

A Prefeitura de Bauru (SP) divulgou, com exclusividade para o Mobilidade Estadão, um mapa em que mostra todas as estações planejadas para o seu futuro VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O veículo, que se assemelha a uma bonde, pode percorrer três ramais no município do interior de São Paulo. Em seu trajeto, o modal pode circular próximo de faculdades, parques, indústrias e shoppings.

A cerca de 300 km de São Paulo, a cidade de Bauru possui 380 mil habitantes e conta apenas com ônibus quando o assunto é transporte público.

O projeto deve usar os trilhos de trem urbano que foram abandonados na cidade em 2001. A Prefeitura criou um Grupo de Trabalho para analisar a viabilidade do modal. De acordo com o órgão público, “o início dos estudos está previsto para o 1º semestre do ano que vem  e ainda não é possível precisar o prazo necessário para todos os levantamentos diante da magnitude do projeto”.

Saiba mais: VLT de Bauru: conheça o projeto que usa os trilhos abandonados da cidade

Mapa do VLT de Bauru

O VLT de Bauru, de acordo com os estudos preliminares, terá 28,80 km de extensão total e contará com 34 estações. O meio de transporte terá três ramais e uma estação central, no Centro da cidade.

Em primeiro lugar, listamos o ramal que reutilizará a estrutura da Linha Noroeste. Ele terá 6,56 km de extensão e nove estações, saindo do centro da cidade e indo até o bairro Parque Val de Palmas. O modal permitira acesso a faculdade Instituto Toledo de Ensino (ITE).

O segundo ramal terá 15 plataformas e 14,04 km, reaproveitando os trilhos da estrada Paulista. De acordo com o plano, o VLT passará próximo de prédios públicos, como o Poupatempo e a Rodoviária, de áreas de grande movimento, como o Boulevard Shopping, e chegará ao Distrito Industrial II.

Por fim, o ramal que usará os antigos trilhos da Sorocabana terá 8,18 km e nove estações. Nesta linha, o VLT irá rumo ao sul da cidade e passará próximo do Aeroclube. No final do percurso, o modal atenderá a região de condomínios de alto padrão.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login