O Governo do Piauí anunciou na terça-feira (12) que o metrô de Teresina terá tarifa zero a partir de 2025. O anúncio aconteceu durante a inauguração da nova estação no bairro Colorado. Sistema também ganhará uma nova estação no bairro Todos os Santos.
De acordo com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, a gratuidade terá início em janeiro. “Estamos apenas esperando a aprovação da Lei Orçamentária pela Assembleia Legislativa”, afirmou na ocasião. Além disso, o sistema deve ganhar três novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e mais reformas de requalificação e modernização da linha e das estações existentes.
O metrô de Teresina, apesar do nome, é um serviço de VLT, ou metrô de superfície. Atualmente, o sistema é administrado pela Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP). A operação funciona entre 7h e 19h, com tarifa de R$ 1. O trajeto conta com 13 estações e liga o centro da cidade à zona sudeste em cerca de 13,5 km de extensão. Conforme o governo do Estado, cerca de 4 mil usuários utilizam o serviço por dia.
O metrô e o VLT têm funções similares, mas usos diferentes. O VLT tem como vantagem o fato de ser mais leve e ter um sistema de trilhos que ocupa menos espaço. Isso possibilita que eles sejam instalados nas ruas e dividam espaço com carros e outros veículos – como acontece na cidade do Rio de Janeiro com o VLT Carioca.
Leia também: O VLT de São Paulo vem ai? Confira diferentes projetos para o meio de transporte
Em contrapartida, esse tipo de modal perde para o metrô em aspectos como capacidade de passageiros por viagem, já que conta com menos vagões e por operar em velocidade mais baixa – entre 20 km/h e 30 km/h , em média.