Metrô do DF não irá funcionar no domingo, 21; saiba por quê

Operação nas demais estações, no trecho Centro Metropolitano a Central e Samambaia a Central, funcionarão normalmente. Foto: Divulgação/Metrô-DF
Erick Souza
18/07/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 55 segundos

Durante o próximo domingo, 21, a circulação do metrô do Distrito Federal ficará interrompida para manutenção. O trecho afetado inclui as estações Ceilândia Sul, Guariroba, Ceilândia Centro, Ceilândia Norte e Terminal Ceilândia. O trajeto entre o Centro Metropolitano e a Central e a rota de Samambaia à Central funcionará normalmente das 7h às 19h.

Leia também: Estações do metrô no Distrito Federal ficarão fechadas no domingo, 7

A suspensão, focada na região da Ceilândia, acontece como parte do processo de manutenção dos trilhos, iniciado no dia 7 de julho. Durante esta segunda etapa, o Companhia do Metropolitano no Distrito Federal (Metrô-DF) realizará a troca de trilhos nos trechos. De acordo com a empresa gerenciadora do serviço, a substituição ocorre a cada quatro anos devido ao desgaste natural do contato entre as rodas do trem e o trilho.

Conforme divulgado pelo Metrô, a mutenção envolve corte de trilhos, soltura dos dormentes, posicionamento dos novos trilhos, novas fixação nos dormentes e soldas. Além disso, a interrupção acontece devido ao uso de veículo auxiliar. O carro fica posicionado na via adjacente, impossibilitando a operação comercial durante o serviço de troca dos trilhos.

Manutenção do metrô

A primeira etapa da manutenção, realizada no dia 7, funcionou para a troca de aproximadamente 600 metros de trilhos. De acordo com os números da empresa, mais 861 dormentes com novos isoladores de fixação, 33 soldas aluminotérmicas e 30 barras de trilhos foram trocadas, também.

Atualmente, o metrô do Distrito Federal tem 27 estações em funcionamento. A frota reúne 32 trens e transporta, em média, 160 mil passageiros por dia. Toda a via tem extensão de 42,38 km e liga a região administrativa de Brasília às de Ceilândia e Samambaia, passando pela Asa Sul, Setor Policial Sul, Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), Guará, Park Way, Águas Claras e Taguatinga.

Desta extensão, 19,19 km constituem o eixo principal e interligam a Estação Central (localizada na rodoviária do Plano Piloto) à Estação Águas Claras. Outros 14,31 km compreendem o ramal que parte da estação Águas Claras até Ceilândia Norte. Com 8,8 km, o último ramal abrange o trecho que liga a estação Águas Claras a Samambaia.