A Linha 15-Prata, o primeiro monotrilho do Brasil e da América Latina, celebra 10 anos de operação nesta sexta-feira (30 de agosto). O rama liga bairros da zona leste de São Paulo à Estação Vila Prudente, com conexão com a Linha 2-Verde do Metrô, percorrendo 15 km em cerca de 20 minutos, metade do tempo que um carro gastaria no mesmo trajeto. Recentemente, em 20 de agosto, o ramal registrou um novo recorde de público ao atender 140 mil pessoas em um dia.
Entre uma coleção de acidentes, como o caso em que dois trens se chocaram de frente, e promessas de expansão, a história do monotrilho da Linha 15-Prata já se liga à de São Paulo. “Esse projeto pioneiro transformou a mobilidade urbana em São Paulo ao estabelecer um precedente para futuras inovações em infraestrutura de transporte”, afirma Suely Sola, diretora de sinalização e infraestrutura da Alstom, empresa que projetou e fabricou a frota de 27 trens do ramal metroviário. Segundo a fabricante, cada composição tem capacidade de transportar 40 mil passageiros por hora e por direção, com intervalo de 90 segundos entre os trens.
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Atualmente, a Linha 15-Prata possui 15 km e 11 estações. No entanto, o Metrô afirma que a via, “quando totalmente pronta, contará com 26,6 km de extensão e 18 estações, ligando os distritos do Ipiranga e Cidade Tiradentes, através dos bairros de Vila Prudente, Parque São Lucas, Sapopemba, São Mateus, Iguatemi, entre outros”.
A inauguração de novas estações deve acontecer em etapas. No próximo ano, o governo estadual promete que entrarão em operação as estações Boa Esperança e Jacu-Pêssego, ao leste, e Ipiranga, no outro extremo da linha. Sendo assim, o modal passará a ter 19,1 km e 14 estações.
Por fim, a previsão do Estado de São Paulo é de que a demanda chegue a 485 mil pessoas por dia após a expansão. A Alstom, por outro lado, fala em 380 mil passageiros diários depois das obras de 2025 terminarem.
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No dia 17 de julho, o monotrilho apresentou sua falha mais recente: a Linha 15-Prata ficou paralisada por uma hora entre 7h12 e 8h13. Na data, a circulação dos trens foi interrompida entre as estações Vila Prudente e Oratório.
O modal, na verdade, acumula uma série de problemas e falhas. Em 2020, por exemplo, ficou três meses sem operar por problemas nos pneus.
No entanto, o acidente mais emblemático ocorreu em março de 2023, próximo à Estação Sapopemba, quando dois trens colidiram na linha. Durante o incidente, o condutor responsável usava o celular.
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