A abertura da ciclopassarela unindo a ciclovia do Rio Pinheiros ao Parque Villa-Lobos aconteceu na sexta-feira, 12. O novo caminho na zona oeste de São Paulo substitui antigo trajeto realizado por ciclistas, que precisavam fazer um contorno de até 6 km para acessar ciclovia.
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A passarela fica próxima à Estação Villa-Lobos/Jaguaré da Linha 9-Esmeralda. Com 70 metros de comprimento, a ponte está a 6 metros de altura em relação ao nível da pista da Marginal Pinheiros e dos trilhos da Linha 9-Esmeralda.
Além da conexão com o Parque Villa Lobos, uma outra passarela saindo da Estação Villa Lobos/Jaguaré também está ligada à nova ponte. Desta forma, os passageiros da Linha 9-Esmeralda também poderão utilizar o trajeto para ir direto ao parque ou, também, acessar a ciclovia.
De acordo com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, cerca de R$ 3 milhões foram investidos na construção. O valor faz parte do pacote de investimentos de R$ 4,1 bilhões direcionados para os três primeiros anos de concessão.
Ao longo dos dois primeiros anos, a empresa afirma já ter investido R$ 2,9 bilhões em manutenção, obras, aquisição de veículos auxiliares, por exemplo. Além disso, mais 36 novos trens foram comprados para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Em dezembro de 2023, também deram início ás obras da ciclopassarela Bernaro Goldfarb. A ponte conectará os distritos de Pinheiros e Butantã com uma estrutura de 685 metros. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a ciclovia será bidirecional, com passeio e alças de acesso em forma de rampas.
A ciclopassarela ficará localizada no eixo formado pelas Pontes Eusébio Matoso e Bernardo Goldfarb. De acordo com a SPObras, a conexão estará nas proximidades da Praça Oliveira Penteado, na margem oeste, e na Rua Eugênio de Medeiros, na margem leste. O prazo previsto para execução das obras é de 12 meses. Segundo a prefeitura, a obra tem investimento de R$ 41,9 milhões, com recursos advindos da Operação Urbana Faria Lima.