Novas regras no VLT do Rio de Janeiro suspendem integração; entenda

Para integrações em linhas diferentes, a regra permanece a mesma: o passageiro tem até 60 minutos para realizar a transferência de maneira gratuita. Foto: Divulgação/VLT Carioca

Há 3 dias - Tempo de leitura: 1 minuto, 4 segundos

O VLT Carioca agora passou a cobrar baldeações entre linhas iguais e no mesmo sentido. Até então, a integração era gratuita. As novas regras estão valendo desde o dia 11 de novembro, conforme a Resolução Resolução 3780. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), cerca de 0,63% dos passageiros serão afetados pela mudança.

Leia também: VLT de Bauru: conheça o trajeto e confira as possíveis estações

Conforme anunciado pela SMTR, a determinação tem como objetivo “garantir a sustentabilidade do transporte público”. A mudança não afeta a integração entre o sistema BRT e VLT, no caso de viagens com apenas uma transferência.

Além disso, a Resolução também explica que a baldeação interna no sistema de BRT entre as estações dos corredores BRT Transoeste e Transolímpica, não efetuará uma nova cobrança, caso a transferência seja feita em até três horas desde a primeira passagem na catraca.

O tempo máximo de baldeação para o VLT permanece o mesmo: passageiros podem trocar de linha sem cobrança adicional se a transferência acontecer em, no máximo, uma hora desde a primeira validação da passagem.