Paris: o que é a cidade de 15 minutos

Projeto de organização espacial tem como objetivo diminuir a necessidade do uso de automóveis particulares e públicos para deslocamento na cidade. Foto: Divulgação/Villes des Paris

31/07/2024 - Tempo de leitura: 3 minutos, 17 segundos

Um projeto que começou como uma estratégia de revitalização das vias públicas e se tornou uma alternativa de gestão de trânsito e de deslocamento agora faz de Paris uma das poucas cidades do mundo onde é possível transitar entre locais essenciais em cerca de 15 minutos. O conceito da “Cidade de 15 minutos” valoriza ainda mais os meios de mobilidade ativa, como as caminhadas e o uso de bicicletas para deslocamento urbano.

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De acordo com a Prefeitura de Paris, a capital da França utilizou esse modelo de organização para se tornar a cidade da proximidade, onde tudo o que a população precisa está a cerca de 15 minutos de casa. Segundo a prefeitura da capital francesa, “a cidade do quarto de hora consiste em limitar o perímetro de acesso às funções vitais, como alimentação, trabalho, cultura, etc.” A proposta também pensa em novos modos de distribuição espacial para reduzir a necessidade de viagens realizadas com carros ou nos transportes públicos.

O termo “Cidade de 15 minutos” foi criado em 2016 pelo urbanista colombiano Carlos Moreno, morador de Paris há mais de 20 anos.

“Existem três prioridades: o desafio ecológico de alcançar a neutralidade carbônica até 2050, o desafio econômico de combater a pobreza e o impacto social do combate à exclusão”, afirmou o urbanista em entrevista para a Prefeitura de Paris.

“A cidade de 15 minutos reúne três elementos, que são os seus três pilares. Em primeiro lugar, permite-nos questionar a forma como vivenciamos as nossas viagens. É também uma resposta à subutilização de muitos edifícios, que muitas vezes são utilizados para um único fim. Por último, a cidade de 15 minutos é uma resposta ao anonimato da vida na cidade e permite que a cidade seja mais tranquila, nomeadamente com mais vegetação e mais convívio.”

Carlos Moreno, especialista colombiano em sistemas complexos

Organização espacial na cidade de 15 minutos

Para a prefeitura de Paris, Moreno explicou que o projeto se baseia em seis funções sociais que devem estar rapidamente acessíveis a partir de qualquer ponto da cidade: habitação, trabalho, acesso a cuidados, abastecimento, aprendizagem e prosperidade (incluindo esportes e lazer).

Para colocar o plano em prática, o urbanista diz que a estratégia não é apenas construir novos equipamentos específicos para cada um dos 17 bairros parisienses. A abordagem tomada pela prefeitura está mais voltada para a transformação de locais já existentes para que permitam a realização de diversas atividades. “Esta mudança nos espaços poderia ser estruturada em torno de três grandes temas: escola, cultura e democracia participativa”, explica a gestão.

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Organização espacial e de serviços em uma “Cidade de 15 Minutos”. Ilustração: Villes des Paris/Micaël

Dentro do modelo da Cidade de 15 Minutos, a escola toma o papel de capital do bairro, como um lugar central na área. Segundo a prefeitura, os espaços também devem funcionar para atividades de esporte, cultura e integração social. Até as ruas no entorno ganham novas configurações, com incentivo à locomoção ativa. A cidade também conta com reforço da rede de comércio e serviços locais, que se organizam em circuitos menores ao longo dos bairros.

Apesar de Paris ser uma das pioneiras no movimento, outras cidades também investem em modelos parecidos desde o início dos anos 2000. Atualmente, 16 cidades contam com algum tipo de planejamento espacial e viário como o da Cidade de 15 minutos, com projetos que variam entre 10 e 20 minutos. Em Xangai, por exemplo, foi introduzido o projeto de “círculos de vida comunitária de 15 minutos”, em 2016.

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