Enchentes em Porto Alegre: transporte coletivo mantém tabela especial em dias úteis até 22/5

Corredores de ônibus e faixas exclusivas de transporte público também podem ser usados por veículos em operações de regaste ou logística, no atendimento do desastre ambiental. Foto: Divulgação/
Redação Mobilidade
15/05/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 48 segundos

A Prefeitura de Porto Alegre decidiu manter a operação especial do transporte coletivo na cidade até o dia 22 de maio. No dia 2, a cidade declarou estado de calamidade pública em razão das inundações e enchentes ocorridas na região. Até agora, o serviço de ônibus está com mais de 50% do itinerário comprometido por conta do bloqueio das vias.

Os passageiros podem consultar os horários das linhas e os acessos pelo aplicativo Cittamobi. Aos finais de semana, os horários permanecem com a operação de sábado e domingo. A decisão foi tomada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

De acordo com comunicado da prefeitura publicado na segunda-feira, 13, as regiões do Centro, 4º Distrito, Cidade Baixa e Menino Deus foram as mais afetadas pelos bloqueios. Até o momento, 28 linhas municipais estão desativadas. Na região Central, estão operando os terminais de passageiros Salgado Filho e Borges de Medeiros. Os demais, nas imediações do Mercado Público e da rua da Conceição, seguem inacessíveis devido às enchentes.

As faixas exclusivas e corredores de ônibus também estão disponíveis para a circulação de veículos de passeio. Conforme a prefeitura, a liberação ocorreu devido ao grande número de bloqueios de trânsito existentes na cidade. Veículos envolvidos em ações de resgate e logística no atendimento às enchentes, também podem utilizar os corredores.

Linhas temporariamente sem operação em Porto Alegre

605 – Jardim São Pedro
613 – Elizabeth
615 – Sarandi
701 – Vila Farrapos/ Voluntários
703 – Vila Farrapos
704 – Humaitá
718 – Ilha da Pintada
721 – Nova Gleba/ Santa Rosa
727 – Agostinho
731 – Parque dos Maias
756 – Passo das Pedras
761 – Leopoldina
762 – Rubem Berta
6102 – Minuano/Lindóia/ Sarandi
7041 – Humaita/ AJ Renner/Dona Teodora
7042 – Humaita/ Ernesto Neugbauer
7052 – Aeroporto/ Ceasa
7053 – Aeroporto/Ceasa/ Fecomércio
7151 – Sarandi/ Sertório
B02 – Leopoldina/ Aeroporto/ Indústrias
B09 – Aeroporto/ Indústrias/ Iguatemi
B25 – Arroio Feijó/ Humaitá
M21 – Corujão Baltazar/ Assis Brasil
R62 – Rápida Rubem Berta
C1 – Circular Centro
C2 – Circular Praça XV
C3 – Circular Urca
C5 – Circular 4 Distrito/ Moinhos de Vento

Isenção prorrogada

A partir da segunda-feira, 13, os benefícios que venceram em 2024 e ainda não foram renovados, e os que terão vencimento dentro da vigência dos decretos, terão sua validade prorrogada até 1º de novembro. A decisão da EPTC acompanha o decreto de estado de calamidade pública, com o objetivo de facilitar o deslocamento dos beneficiários.

O Cartão Tri Isenção dá acesso gratuito ao transporte público para pessoas com deficiência e seus acompanhantes e pessoas que vivem com HIV/Aids e seus acompanhantes.

O benefício se estende também para crianças e adolescentes necessitados e matriculados ou vinculados nas entidades assistenciais Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (Fase), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul (FPE), e seus eventuais acompanhantes.

O Cartão TRI Escolar, para estudantes com direito do Ensino Fundamental, Médio, Técnico, Profissionalizante, Graduação e Preparatório, soldados da Brigada Militar e Bombeiros também está incluído na prorrogação.