Transporte público de graça? Confira quem pode usar o benefício em trens, metrôs e ônibus em SP

A idade máxima para o embarque gratuito de crianças muda de acordo com o modal, confira o limite. Foto: Adobe Stock

25/07/2024 - Tempo de leitura: 3 minutos, 35 segundos

Diversos grupos podem usar transporte público de graça na cidade de São Paulo e na região metropolitana. Por exemplo: idosos, trabalhadores desempregados e pessoas com deficiência. No entanto, você sabe o que é necessário para garantir esse benefício?

Leia também: Passagem gratuita para idoso: como funcionam as viagens de ônibus

Neste texto vamos explicar a entender quais são os grupos contemplados pelas viagens gratuitas e esclarecer como fazer o cadastro. Confira a seguir.

Ônibus, trem e metrô de graça em São Paulo

Conheça cada um dos grupos que pode usar transporte público de graça na capital paulista e região metropolitana:

Crianças

Em primeiro lugar, listamos um dos grupos mais conhecidos quando o assunto é transporte público de graça: as crianças.

Pequenos de até seis anos de idade podem usar os trens e o metrô de graça. Por outro lado, os ônibus da SPTrans e EMTU são gratuitos apenas para os passageiros que possuem até cinco anos.

Passageiros idosos

Pessoas com mais de 60 anos tem embarque gratuito nos trens e no metrô usando o Bilhete Único ou o cartão TOP. Ao mesmo tempo, pessoas com mais de 65 anos podem embarcar usando apenas um documento pessoal, como RG, e não precisam apresentar bilhete.

Quem já possui o Bilhete Único não precisa fazer atualização, a recarga de gratuidade é feita aproximando o cartão duas vezes em um equipamento de recarga nas estações, terminais e ônibus municipais. A CPTM ressalta que “o procedimento de recarga deverá ser feito mensalmente, no início de cada mês”.

Por fim, caso ainda não tenha o seu Bilhete Único, basta acessar esse site e realizar o seu cadastro. Por outro lado, o cartão TOP, usada para embarques em ônibus da EMTU, pode ser feito por meio do app da empresa.

Trabalhadores desempregados

Você teve registro na Carteira de Trabalho e perdeu seu emprego há mais de 30 dias e menos de 180? Sendo assim, também tem direito a transporte público de graça usando os trens, metrôs e ônibus de São Paulo.

Em primeiro lugar, para solicitar a Credencial do Trabalhador Desempregado, é preciso comparecer ao posto da CPTM na estação Palmeiras-Barra Funda. O período de atendimento é de segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 16h. No local, apresente o seu CPF, RG, Carteira de Trabalho e Rescisão do contrato de trabalho.

A credencial fica pronta no mesmo momento e não tem nenhum custo. A duração do benefício é de apenas 90 dias sem renovação, se tiver mais alguma dúvida, entre em contato com a CPTM pelo telefone 0800 055 0121.

Pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência têm direito ao uso gratuito dos ônibus, trens e metrôs. O benefício pode ser utilizado por pessoas que moram em São Paulo, na região metropolitana ou em Campo Limpo Paulista, Vargem Grande Paulista e Jundiaí.

No entanto, é necessário que a sua condição se encaixe na lista das contempladas pelo Bilhete Único especial, use esse site para verificar. Caso seja possível fazer a solicitação, o usuário dos trens deve imprimir um formulário disponível neste site ou ir a um dos postos de atendimento do Bilhete Único para pedir o documento.

Em uma consulta com seu médico, peça para que o profissional preencha o formulário e carimbe o documento. Por fim, basta enviar o documento pelo site de atendimento da SPTrans e aguardar pelas atualizações da empresa. A duração do benefício pode ser de 90 dias ou vitalício, dependendo da deficiência.

A EMTU, por sua vez, também permite o embarque gratuito de pessoas com deficiência. No entanto, é necessário usar o cartão TOP Especial. Para emiti-lo, é necessário obter um laudo médico e agendar um horário no CAPES Jabaquara por meio dos telefones (11) 5021-3838 / 5021-4224 / 5021-4343, de segunda a sexta, das 08h às 17h.

Policiais Militares

Por fim, Policiais Militares e da Guarda Civil Metropolitana da cidade de São Paulo podem entrar de graça nos trens metropolitanos. No entanto, é necessário estar fardado para conseguir ter acesso a esse benefício.