5 destinos urbanos em SP para explorar a pé e de transporte público
Conheça bairros históricos, atrações culturais e opções gastronômicas que podem ser facilmente acessadas sem a necessidade de um veículo próprio
3 minutos, 10 segundos de leitura
11/12/2023
Por: Redação Mobilidade
Com mais de 1.500 km², a cidade de São Paulo tem muitas áreas para serem exploradas. Assim, é fácil se divertir em um dos municípios mais populosos do mundo.
Na cidade, é possível conhecer bairros históricos, visitar atrações culturais e se deliciar com a diversidade gastronômica. O município também é servido por uma capilaridade de transporte público que permite o turismo sem a necessidade de um carro.
Confira 5 destinos urbanos para explorar a pé ou de transporte público:
1- Prédios históricos do centro
Na cidade, os prédios históricos da região central chamam a atenção dos turistas e dos moradores. Um deles é a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo, conhecida como Catedral da Sé. Como o próprio nome diz, o templo católico fica próximo à Estação Sé das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô.
Também próximo à Estação Sé, está a igreja do Pateo do Collegio. É o local onde padres jesuítas fundaram a cidade, no ano de 1554.
Outro prédio histórico é o Edifício Martinelli, um arranha-céu inaugurado em 1929. Neste caso, é possível ir a pé de um ponto turístico ao outro. Caso você queira visitar apenas este edifício, pode desembarcar na Estação São Bento da Linha 1-Azul.
Na mesma região, também é possível visitar o Edifício Copan, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Para ir de metrô, a Estação República das Linhas 3-Vermelha e 4-Amarela é a melhor opção de desembarque.
2- Museu da Língua Portuguesa
Com entrada gratuita aos sábados, o Museu da Língua Portuguesa é uma excelente opção para quem quer se divertir em um passeio cultural. Ao lado da Estação Luz, o museu oferece uma experiência imersiva sobre o nosso idioma. Além de exposições.
O Museu proporciona uma viagem sensorial e subjetiva pela língua portuguesa, a sexta língua mais falada no mundo, guiada por palavras, autores e estrelas do Brasil. Clique aqui para ver as exposições.
3- Galeria do Rock
A Galeria do Rock é um verdadeiro cartão postal da cidade. O centro comercial possui cerca de 450 lojas. No local, é possível comprar discos, CDs e acessórios que inclusive vão além deste estilo musical.
Além disso, é possível fazer tatuagens e colocar piercings em estúdios que ficam dentro da galeria. Para chegar até o local, basta desembarcar na Estação República.
4- Avenida Paulista
Com quase 3 km de extensão, a Avenida Paulista é um ponto turístico que não pode faltar na lista de quem quer passear e conhecer melhor São Paulo. São diversos cafés, bares, livrarias, lojas, restaurantes, shoppings e parques. Além disso, há uma ciclovia para quem prefere pedalar.
Aos domingos, a avenida é fechada para os carros. Portanto, é uma ótima opção para quem prefere caminhar ou usar o metrô. As estações Brigadeiro, Trianon-Maps e Consolação da Linha 2-Verde estão na avenida, assim como a Estação Paulista da Linha 4-Amarela.
Quem preferir, pode continuar o passeio e entrar na Rua Augusta, que também oferece opções de restaurantes e bares para curtir a noite paulista. Além de estações de metrô, a região é bem servida por linhas de ônibus municipais.
5- Rua Oscar Freire
Por fim, quem pretende fazer compras, pode ir até a Rua Oscar Freire. Embora seja um local repleto de lojas luxuosas, é possível desembarcar na Estação Oscar Freire da Linha 4-Amarela e fazer um passeio a pé por este endereço famoso. A rua tem como ponto principal o encontro com a Rua Augusta, assim, é possível juntar os dois passeios em um só.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários