Até o dia 14, doadores de sangue poderão utilizar o serviço de transporte público de graça no Rio de Janeiro. A ação faz parte da campanha Rota Solidária, que promove e incentiva a doação de sangue. As passagens gratuitas são limitadas em 5,2 mil unidades. Na sexta, 14, também é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, oficializado pela Assembleia Mundial da Saúde em 2005.
Leia também: Ferramenta de acessibilidade facilita uso por pessoas com deficiência em novo sistema de bilhetes do Rio de Janeiro
Para ter acesso ao desconto, a pessoa primeiro precisa doar sangue na unidade do Hemorio, na Rua Frei Caneca, 8, Centro do Rio. O doador, então, receberá duas passagens gratuitas para cobrir as despesas de locomoção. A ação é uma parceria da empresa Jaé, a nova plataforma de bilhetagem do Rio de Janeiro e o Hemorio, o hemocentro coordenado do Estado.
Para realizar a doação de sangue, o doador precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e não ter tido doenças nas últimas semanas ou ter tatuagem. Além disso, deve apresentar um documento de identidade com foto e não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas. O site do Hemorio lista algumas outras exigências para a doação, baseadas nas Normas Técnicas do Ministério da Saúde.
A campanha também acontece em referência ao Junho Vermelho, período do ano utilizado para lembrar a importância da doação de sangue. Para mais informações sobre doações de sangue no Rio de Janeiro, é possível acessar o site do Hemorio, ou ligar no Disque Sangue 0800 2820708.