Cresce frota de ônibus com tarifa zero em São Caetano do Sul

Em cinco meses de Tarifa Zero na cidade, a frota de ônibus recebeu 11 novos veículos. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Caetano do Sul

19/03/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 38 segundos

A frota de ônibus na cidade de São Caetano do Sul recebeu mais dois novos veículos na segunda, 18. Os ônibus, agora, fazem parte da operação da linha 2 (Circular Gerty) e da Linha 3 Circular Barcelona).

Dessa forma, o crescimento ocorre cinco meses após a adesão do programa Tarifa Zero. Desde então, a cidade localizada na região metropolitana de São Paulo recebeu 11 novos veículos, passando de 46 para 57 ônibus.

O programa Tarifa Zero de São Caetano do Sul entrou em vigor no dia 1º de novembro de 2023. Desde o início do passe livre integral, o número médio de passageiros diários passou de 22 mil para 70 mil em horário de pico em dia útil.

Leia também: São Caetano do Sul é a maior cidade de SP a adotar a tarifa zero

De acordo com a Prefeitura de São Caetano do Sul, tanto a própria prefeitura quanto a empresa concessionária do sistema Viação Padre Eustáquio (VIPE) monitoram o sistema diariamente, com avaliação do número de passageiros e operação da frota. “Caso seja identificada a necessidade de ajustes na operação, estes serão realizados, como já está acontecendo”, afirmam. Antes do Tarifa Zero, os ônibus operavam com 40% da capacidade, em média.

Linha Circular Universitário

Em fevereiro, no dia 19, a Linha Circular Universitário passou a operar com dois novos ônibus na cidade. A linha percorre 20 pontos de parada de segunda a sábado. Como o nome indica, o serviço passa pelas universidades da cidade.

A linha adicional, prioritariamente voltada aos estudantes universitários, também atenderá à qualquer passageiro. Segundo a prefeitura, assim como as demais linhas, o Circular Universitário também deverá receber ajustes conforme a demanda que se apresentar.

Um levantamento da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) estima que cerca de 20% dos alunos da universidade devem passar a utilizar a nova linha.