O projeto São Paulo Nos Trilhos, anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), contará com investimento de R$ 194 bilhões de reais e planeja expandir o sistema ferroviário de São Paulo em mais de 1000 km.
Dentre os 40 projetos anunciados, nove estão mais avançados, em fase de qualificação. Os demais ainda se encontram em estudo e análise. Ao todo, os planos incluem trens, metrôs, trens intercidades (TIC) e também a implantação de linhas de veículos leves sobre trilhos (VLT). Confira em que fase estão as futuras instalações.
Os nove projetos do São Paulo Nos Trilho que já estão qualificados incluem trens intercidades, concessões de linhas de metrô, expansão da malha ferroviária e criação de novas rotas de VLT.
O projeto mais avançado é o TIC que vai ligar São Paulo a Campinas, que teve a concessão para a C2 Mobilidade formalizada no dia 29 de maio.
Ao mesmo tempo, também foram qualificados os TIC São Paulo-Baixada Santista, São Paulo-São José dos Campos e São Paulo-Sorocaba. Além dos projetos de VLT em Campinas (que deve integrar cidades vizinhas como Hortolândia e Sumaré) e em Sorocaba.
Leia mais: Governo de São Paulo anuncia novos projetos de Trem Intercidades.
A qualificação também já ocorreu em projetos nos trens e metrôs na capital. Dentre eles, está a futura concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.
Ao mesmo tempo, o governo também tem planos de finalizar a linha 14-Ônix, que deve ligar São Paulo a Guarulhos e construir as linhas 19-Celeste e 20-Rosa, que vão conectar a capital com cidades do entorno, como Guarulhos e Santo André.
O programa São Paulo Nos Trilhos também conta com projetos em fase de estudos. Por exemplo: os trens intercidades que devem ligar São José dos Campos-Taubaté, Sorocaba-Campinas-Ribeirão Preto e Campinas-Araraquara
Ao mesmo tempo, possíveis concessões do metrô das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô também estão nos planos futuros. Por sua vez, nos trens, as concessões devem ocorrer nas linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.
A expansão pode acontecer nas linhas 2-Verde, 4-Amarela (até Taboão da Serra), 5-Lilas (até o Jardim Ângela), 9-Esmeralda (até Água Branca) e 15-Prata.
Por fim, o Governo também prevê a conclusão da 6-Laranja com expansão até a Mooca, além de aumentar a malha ferroviária do VLT na Baixada Santista.