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Governo de São Paulo anuncia novos projetos de Trem Intercidades

Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade . 25/05/2024
Mobilidade para quê?

Governo de São Paulo anuncia novos projetos de Trem Intercidades

Eixo Sul e Eixo Leste devem ligar a capital paulista a cidades do litoral e interior; saiba mais

2 minutos, 14 segundos de leitura

25/05/2024

Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade

Vagão vermelho da CPTM saindo da estação.
São José dos Campos e a Baixada Santista estão recebendo estudo para viabilidade de trens. Foto: Divulgação/CPTM

O governador Tarcísio Freitas (Republicanos) qualificou na última quinta-feira (23 de maio) em evento no Palácio dos Bandeirantes um novo Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Nesse, constam dois projetos de Trem Intercidades (TIC) para passageiros: o Eixo Leste, que liga a capital até São José dos Campos e o Eixo Sul, que vai conectar São Paulo e a Baixada Santista.

Ao mesmo tempo, o Governo também lançou projetos para a instalação de VLT em dois municípios do interior paulista: Sorocaba e Campinas, sendo que o último deve integrar as cidades de Campinas, Hortolândia e Sumaré.

Leia mais: Trem Intercidades (TIC). Trem de SP a Campinas prevê viagem de 64 minutos e passagem a R$ 64

Na atual fase, o Governo de São Paulo vai começar a elaboração dos estudos para avaliar se os projetos de mobilidade urbana são viáveis.

Confira quais são as previsões e investimentos destinados para cada uma das obras.

Trem Intercidades Eixo Sul

O Trem Intercidades para a Baixada Santista está em fase de estudos de viabilidade. Sendo assim, o Governo Estadual pesquisa qual seria a melhor rota, o melhor modelo da composição e também como a integração irá funcionar.

De acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimentos, o trajeto entre São Paulo e Santos deve feito em 1h30. Ao todo, o investimento nesse projeto será de R$15 bilhões.

Trem Intercidades Eixo Leste

Por sua vez, o TIC de São Paulo para São José dos Campos tem um investimento estimado de R$6 bilhões. O caminho deve ser feito em 1h15 e vai percorrer 130 km.

Assim como no caso do TIC para Santos, ainda não se sabe o trajeto final e o projeto está em fase de estudos. Por fim, o Governo Estadual também estuda qual a melhor forma de integrar essa nova linha ao transporte ferroviário da capital.

VLT no interior

Em Campinas, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve percorrer dois diferentes ramais ferroviários. Em primeiro lugar, uma linha deve ligar o centro de Campinas até as cidades de Hortolândia e Sumaré, percorrendo 22 km.

Ao mesmo tempo, um outro percurso deve levar os passageiros do centro do município até o Aeroporto de Viracopos, passando pelo futuro TIC Campinas. Por sua vez, esse deve possuir 22,4 km. Somando os dois trajetos, o investimento será de R$2,6 bilhões.

Por fim, o VLT de Sorocaba também deve se ligar ao futuro trem que chegará a cidade. O seu trajeto terá 25 km e vai demandar R$1,5 bilhão em investimentos.

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