O primeiro turno das eleições municipais se aproxima. No próximo domingo, 6 de outubro, os brasileiros terão que votar para prefeito e vereador. Na cidade de São Paulo, os cidadãos terão um apoio extra nas eleições, eles poderão contar com transporte público gratuito nas linhas de trem, metrô, ônibus intermunicipais da EMTU e a tarifa zero habitual dos ônibus aos domingos.
De acordo com pronunciamento da Secretaria de Trânsito Metropolitanos de São Paulo (STM) “a medida será válida para o primeiro turno, no dia 6 de outubro, e onde houver segundo turno, no dia 27 de outubro, das 6h às 20h. Não será necessário apresentar título de eleitor nem comprovante de votação para utilizá-lo”.
Nos trens e no metrô os passageiros não precisarão aproximar os seus cartões nas catracas, bastará passar pela roleta sem pagar.
As Linhas 4-Amarela, administrada pela ViaQuatro, e 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda sob gestão da ViaMobilidade, estarão com catracas livres entre as 6h e as 20h. “Além da gratuidade, os usuários contarão com o suporte de Agentes de Atendimento e Segurança (AAS), que estarão à disposição nas estações e trens para fornecer orientações e assistência sempre que necessário”, enfatiza a ViaMobilidade.
O Metrô e a CPTM garantiram gratuidade em seu sistema em todo o horário de operação e nos dois turnos, se houver. Segundo a STM: “A CPTM e o Metrô contarão com trens reservas de prontidão em pontos estratégicos, a operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados reforços na frota”.
Leia também: ViaMobilidade adota sistema contra queimadas em São Paulo
Os ônibus da capital paulista, desde dezembro de 2023, seguem o Domingão Tarifa Zero, programa que garante gratuidade aos domingos. Sendo assim, durante as eleições será possível contar com esse modal do transporte público de graça.
Por fim, sobre os ônibus intermunicipais, a STM afirma que “na EMTU, a programação das linhas metropolitanas seguirá o cronograma habitual de domingos e feriados. A operação será monitorada e se necessário haverá reforço na frota”.