A Kawasaki destacou-se com dois lançamentos no Festival Interlagos Motos 2023. Além da Ninja ZX-4R, uma esportiva de 400 cc e quatro cilindros, a fabricante japonesa também apresentou a Eliminator 450. Recém-lançada nos Estados Unidos, a nova custom, porém, só chega ao Brasil em 2024.
Ainda assim, a nova Eliminator 450 deixou os fãs de motos custom empolgados com o lançamento. Afinal, o segmento de motos médias – entre 350 cc e 700 cc – tem atraído a atenção dos fabricantes em todo o mundo. Até mesmo a inglesa Triumph, famosa por seus modelos mais luxuosos, apresentou, recentemente, uma nova linha de motos de 400 cc, desenvolvidas em parceria com a Bajaj.
Até mesmo no Brasil, as motos médias estão vendendo bem. Embora ainda representem 15,3% dos emplacamentos em maio, os modelos de média cilindrada tiveram alta de 41,3% em comparação com abril, segundo a Abraciclo, associação dos fabricantes do setor.
Equipada com um motor de dois cilindros, derivado do bicilíndrico da Ninja 400, porém com sua capacidade cúbica aumentada para 451 cm³, a Eliminator 450 produz 52 cv de potência máxima. Câmbio de seis marchas e embreagem assistida e deslizante completam o conjunto mecânico.
A Eliminator 450 ainda oferece freios ABS nas duas rodas, iluminação em LED e painel digital. Além de belo e funcional, oferece conectividade para smartphones, por meio do aplicativo próprio da Kawasaki.
Apesar da tecnologia moderna, a Kawasaki buscou inspiração no passado para criar a nova custom. A Eliminator herdou o nome de um modelo que fez sucesso na década de 1980.
Seu desenho, porém, remete à Vulcan 650S, mais potente e cara, e traz linhas mais modernas. Com proporções longas e baixas, a nova Eliminator 450 usa um quadro de aço em treliça e tem 1.520 mm de entre-eixos. Seu assento, portanto, fica a apenas 735 mm do solo. Indício de que se trata de uma moto amigável para os iniciantes, público alvo das motos do segmento médio.
O conjunto de suspensões conta com garfo telescópico convencional, com tubos de 41 mm de diâmetro, na dianteira. Já na traseira, a nova custom de 450 cc da Kawasaki usa dois amortecedores (bichoque).
Com rodas de liga-leve, a nova Eliminator calça pneus sem câmara, nas medidas 130/70-18 (dianteira) e 150/80-16 (traseira). Os freios são a disco nas duas rodas.
Como não tem data exata de lançamento, a Kawasaki afirma que ainda não definiu o preço da Eliminator 450. Entretanto, pode-se esperar valores acima dos R$ 40 mil.
Afinal, a Ninja 400, sua irmã esportiva, porém menor, é vendida atualmente por cerca de R$ 38 mil, sem frete. Como se trata de um novo modelo, com motor maior e mais tecnologia, como conectividade, podemos esperar que a Eliminator seja mais cara que Ninja e Z 400.