Teste: scooter Honda Forza 350 | Mobilidade Estadão | MotoMotor, Scooters

Buscando sugestões para:


Publicidade

Avaliação: scooter Honda Forza 350 tem bom desempenho, mas cobra caro por isso

Por: Arthur Caldeira . 31/08/2022
Inovação

Avaliação: scooter Honda Forza 350 tem bom desempenho, mas cobra caro por isso

Importada, nova scooter tem motor de 29,2 cv de potência e itens de conforto; preço de R$ 47 mil é alto para o segmento; assista

3 minutos, 42 segundos de leitura

31/08/2022

Por: Arthur Caldeira

scooter-honda-forza-350-na-estrada
Assento largo, ampla plataforma para apoiar os pés e o exclusivo para-brisa ajustável garantem o conforto para viajar. Foto: Divulgação Honda

Famosa na Europa, a scooter Honda Forza 350 finalmente chegou ao Brasil, no início de agosto, em sua mais recente geração. Equipada com um motor de 29,2 cv de potência, a Forza 350 oferece bom desempenho e conforto para pegar estrada, mas sem abrir mão da facilidade de pilotagem e da praticidade típica das scooters.

Com design moderno, marcado por linhas esportivas e um conjunto óptico de LED com iluminação diurna, a mais recente geração da Forza 350, que chega ao País, traz algumas novidades ao segmento de scooters médias. Além do controle de tração, presente em sua principal concorrente, a Yamaha XMax 250, a Forza traz para-brisa com ajuste elétrico e entrada USB-C para carregar o smartphone sem a necessidade de adaptadores.

Potente, scooter vai a 140 km/h

Outra importante novidade da Forza 350 é seu inédito motor de um cilindro, 330 cm³, arrefecido a líquido, que produz bons 29,2 cv de potência e 3,24 m.kgf de torque máximo.

Números que se traduzem em boas acelerações e velocidade final (declarada) de 140 km/h. O suficiente para arrancar na frente dos carros – e de muitas motos – no trânsito urbano, além de bom desempenho para pegar estrada.

A estabilidade do modelo, mesmo em velocidades de cruzeiro, deve-se ao uso das rodas maiores do que as das scooters urbanas. A Forza 350 tem aro 15, na dianteira, e 14, na traseira.

Para garantir a segurança, a Honda adotou controle de tração em sua scooter média. O sistema controla o torque do motor, por meio da injeção, para evitar derrapagens com a roda traseira. Os freios, a disco nas duas rodas, contam com ABS de dois canais.

A boa aerodinâmica do modelo protege o piloto do vento na estrada e o para-brisa ajustável ajuda a reduzir a turbulência em viagens. O largo assento e a grande plataforma para apoiar os pés completam o conforto da Forza 350, classificada, pela Honda, como uma scooter sport touring, ou seja, turismo esportiva.

Praticidade para o dia a dia

Mas a grande vantagem da Forza 350, assim como de outras scooters médias, é unir o bom desempenho à praticidade característica desse tipo de moto. A começar pelo prático câmbio CVT, automático.

O espaço sob o assento, com 48 litros de capacidade, comporta dois capacetes integrais. O porta-luvas, no escudo frontal, serve para guardar carteira e pequenos objetos, além de ter uma entrada USB-C para carregar dispositivos eletrônicos.

A Forza ainda oferece smart key (chave de presença), com a qual é possível dar partida na scooter, abrir o compartimento sob o assento e também o bocal do tanque de combustível. Aliás, o bocal, posicionado no túnel central, é prático para abastecer os 11,9 litros do tanque, sem ter de abrir o banco, como nos modelos menores. O consumo, segundo a Honda, gira em torno de 36 km/litro.

scooter-honda-forza-350-traseira
Com linhas esportivas, Forza 350 até parece uma scooter de maior cilindrada, mas é ágil e fácil de pilotar. Foto: Divulgação Honda

Preço é ponto negativo da scooter

Moderna e completa, a Forza 350 era bastante aguardada pelo consumidor que procura uma scooter média com praticidade para rodar na cidade e bom desempenho e conforto para pegar estrada. Prometida para o mercado brasileiro desde 2019, quando foi apresentada no Salão Duas Rodas, a chegada da scooter média da Honda sofreu atrasos em função da pandemia.

Entretanto, a inflação mundial e a falta de componentes para a produção da scooter, no Brasil, fizeram com que a Honda acabasse trazendo a Forza 350 importada, diretamente, da Tailândia. Com isso, os impostos são mais altos do que modelos produzidos no Brasil, e seu preço sugerido, de R$ 47 mil, é um ponto negativo, frente à sua principal concorrente, a Yamaha XMax 250.

Embora tenha um motor menor, de 250 cc, e menos potente, com 22,8 cv, a scooter média da Yamaha também tem conforto e desempenho para pegar estrada. Porém, por um valor bem menor: seu preço sugerido é de R$ 29.990. Exceto pelo para-brisa ajustável, a XMax 250 oferece todos os equipamentos da Forza 350, como controle de tração, freios ABS, iluminação de LED e smart key.

Ficha Técnica: Honda Forza 350

Motor: 1 cilindro, 330 cm³
Câmbio: CVT
Potência: 29,2 cv a 7.500 rpm
Torque: 3,24 mkgf a 5.205 rpm
Peso: 176 kg (seco)
Preço: R$ 47.000

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login