A maior parte dos carros de aluguel é usada para atividades de lazer, aponta levantamento feito pela Turbi, empresa que oferece aluguel e assinatura de carros. Passeios dentro de uma cidade, viagens curtas ou idas a restaurantes são as atividades mais listadas. Ao todo, 58% dos entrevistados pela pesquisa alegaram alugar veículos para esses propósitos.
Além do uso para lazer, mencionado por 58% dos usuários, os carros de aluguel também atendem a outros propósitos. O uso para tarefas do dia a dia, como fazer compras, por exemplo, aparece em 17% dos casos.
Ao mesmo tempo, o aluguel para fins profissionais, como trabalhar com o veículo, foi a resposta de 13% dos entrevistados. Por fim, 8% dos entrevistados afirmou que recorre ao aluguel quando não pode usar seu carro próprio.
Saiba mais: Cresce aluguel de veículos elétricos para uso profissional
O levantamento também apontou a idade média de quem aluga carros. “Observamos que, no aluguel convencional, por horas ou diárias, o público jovem, de 25-45 anos, representa mais de 70%”, conta Luiz Bonini, Chief Revenue Officer da Turbi.
Por fim, outra tendência no Brasil é um perfil de usuário que aluga carros e planeja não comprar os veículos. Neste caso, “identificamos um deslocamento de idade dos clientes, para uma composição etária majoritária entre 35-50 anos”, conta Bonini.
Leia também: Maioria das pessoas que aluga veículo no Brasil não pretende comprar carro próprio, afirma pesquisa