Corridas por aplicativo disparam na entrada e saída do Enem. Foto: terovesalainen/Adobe Stock
O Enem 2025 terminou no último domingo (16) com o segundo dia de provas realizado. Com o fim do exame, a Gaudium, empresa focada em dados nos serviços de mobilidade e logística, revelou estatísticas que apontam um aumento expressivo nos pedidos de corridas por aplicativo nos horários de entrada e de saída das provas.
Com uma amostragem de mais de 600 mil viagens, a empresa apresentou dados que revelaram um grande pico de 60% mais corridas por aplicativo no dia 9/11 dentro do intervalo das 12h-13h, horário em que os portões dos locais de provas ficam abertos.
No segundo domingo, o pico nesse horário foi de 48%. Ambos os dias tiveram comparações com o domingo de 2/11 como base para simular um dia normal de pedidos. Ao longo dos dias, o aumento foi de 24% em 9/11 e de 8,5% em 16/11, distribuídos entre todos os intervalos.
Leia também: Segurança viária. Mortes no trânsito caem 10,6% em outubro no Estado de SP
Os outros horários de pico dos dois dias se deu na saída das provas. Enquanto no primeiro dia, os candidatos tinham 5h30 para resolver 90 questões mais a redação, no segundo, alunos tiverem 5h para resolver mais 90 questões. Assim os horários de saída foram diferentes dando picos distintos nos dois dias de prova.
No primeiro domingo, os candidatos atingiram um pico de solicitações às 19h, com 43% de viagens a mais que no dia 2/11 neste mesmo intervalo. No segundo dia de exame, esse pico foi artingido às 18h, com crescimento de 23,4% de pedidos por carros de aplicativo.
As viagens da amostra são solicitadas em operadores regionais que utilizam o banco de dados da Gaudium. Pequenos municípios criam, através de associações de motoristas e até mesmo poder público, esses pequenos serviços para atender à demanda local e evitar taxas caras de aplicativos maiores.
Segundo a Guadium, 600 mil viagens foram monitoradas nesses aplicativos locais e resultaram nesse compilado de dados.