Instalação de wi-fi é uma medida que promove acessibilidade aos usuários da CPTM. Foto: CPTM/divulgação
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) passou a oferecer internet wi-fi gratuito em 41 estações de sua malha ferroviária. Dessa forma, o serviço, desenvolvido em parceria com a operadora Linktel Wi-Fi, está disponível em todas as estações da companhia. Ou seja, nas Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, além da Estação Palmeiras-Barra Funda, que integra a Linha 7-Rubi.
Leia também: Mapa do Transporte Metropolitano de SP 2025: baixe o PDF e confira atualizações
De acordo com a empresa, cada usuário tem direito a pelo menos 30 minutos de conexão gratuita por dia. Para acessar, é necessário conectar na internet como de costume e fazer um cadastro com e-mail e senha.
O sinal está disponível nas plataformas, permitindo que os passageiros naveguem na internet enquanto aguardam o próximo trem. Aliás, é possível enviar mensagens, checar e-mails e usar redes sociais como Facebook e WhatsApp.
“A oferta de Wi-Fi gratuito nas estações da CPTM é um passo importante para tornar o transporte público mais conectado, acessível e confortável para todos os passageiros”, afirma Michael Cerqueira, presidente da CPTM.
A instalação do sistema começou em agosto de 2023 e segue em expansão. O contrato com a Linktel é de R$ 1,1 milhão. “São inúmeros desafios para a nossa empresa nesse projeto, possibilitando a inclusão digital e uma importante inovação tecnológica para todo o setor”, destaca André Ferreira, diretor de operações da operadora.
Diariamente, a CPTM transporta cerca de 1,6 milhão de passageiros em 1.868 viagens programadas. As cinco linhas operadas pela companhia somam 196 km de trilhos, sendo 95 km na capital paulista. Ao todo, são 57 estações distribuídas em 18 municípios da Região Metropolitana.
Leia também: Mapa da Desigualdade: bairros da zona sul de SP oferecem as piores condições de mobilidade