Explorando SP: 15 destinos gratuitos acessíveis por metrô e trem

A Sala São Paulo é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e do Coro da Osesp.

25/01/2024 - Tempo de leitura: 4 minutos, 54 segundos

A cidade de São Paulo oferece uma infinidade de experiências culturais, históricas e naturais para seus habitantes e visitantes. Apresentamos aqui uma seleção de locais que podem ser explorados facilmente utilizando o sistema de metrô e trens da cidade

1- Parque da Juventude

O parque ocupa o espaço onde antes ficava o Presídio do Carandiru e tem pistas de skate para street e vertical — modalidade que utiliza rampas que formam 90º com o chão. O local é ideal para quem ainda está aprendendo a andar de skate, já que possui uma área exclusiva para iniciantes. A estação mais próxima é a Carandiru (Linha 1-Azul), que fica a 140 metros do parque. 

2- Museu da Língua Portuguesa

Conhecido como um espaço vivo totalmente dedicado a um idioma, o Museu da Língua Portuguesa faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O museu fica a cerca de 10 minutos da Estação Júlio Prestes (Linha 8-Diamante)

3- Sala São Paulo

A Sala São Paulo é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e do Coro da Osesp. A sala de concertos recebe apresentações sinfônicas e faz parte do Complexo Cultural Júlio Prestes, portanto está ao lado da estação (linha 8 – diamante). Em quase todas as manhãs de domingo, e às vezes também dos sábados, a Sala São Paulo promove concertos gratuitos da Osesp e de grupos convidados.

4- Centro Cultural São Paulo (CCSP)

O CCSP oferece uma programação cultural diversificada, incluindo exposições, espetáculos teatrais, shows e eventos gratuitos. Além disso, o local conta com espaços amplos e uma vista panorâmica da cidade. A estação mais próxima é a Vergueiro (Linha 1-Azul). 

5- Parque da Água Branca

O parque está a 5 minutos de caminhada da estação Palmeiras-Barra Funda e tem 137 mil metros quadrados. Entre as atrações, estão o Museu Geológico e a Casa de Caboclo, uma réplica de residências da zona rural, o Aquário e o Relógio do Sol. O público da terceira idade tem equipamentos de ginástica disponíveis na Praça do Idoso e festas permanentes. 

6- Mercado Municipal da Lapa

O Mercado Municipal está a menos de 5 minutos da Estação Lapa (Linha 8-Diamante). No local, é possível passear pelas lojas e ainda comprar ervas, chás, queijos, vinhos, bebidas, frango, bacalhau, entre outros produtos de mercearias, empórios e açougues.

Leia também: Saiba como comprar bilhetes do Metrô ou da CPTM por WhatsApp

7- Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina reúne diversas atrações culturais em um só local: é um museu, um teatro, uma galeria de artes, fórum de pesquisas científicas e acadêmicas, espaço de convenções, festas e shows de música. O local fica a cerca de 100 metros da Estação Palmeiras-Barra Funda.

8- Parque Estadual Gabriel Chucre

Com uma caminhada de 10 minutos, o passageiro que desembarca na Estação Carapicuíba (Linha 8 -Diamante)  consegue desfrutar do parque conta com uma série de atrações, incluindo área destinada à educação ambiental de visitantes. Há ainda cinco quadras poliesportivas, uma quadra de areia, três de tênis e uma pista de skate. 

9- Parque Cândido Portinari e Parque Villa-Lobos

Os parques Cândido Portinari e Villa-Lobos estão interligados por meio de uma praça de lazer e uma ciclovia de 1.300 metros, junto a mais de 3 km de pista de caminhada, pista de skate, quadras poliesportivas, campo de futebol e quadras de vôlei de areia. Ao desembarcar na Estação Villa-Lobos Jaguaré (Linha 9-Esmeralda), o passageiro tem um acesso fácil ao parque. 

10- Memorial da Resistência

Próximo à Estação Júlio Prestes, o Memorial da Resistência de São Paulo é o maior museu de história dedicado à memória política das resistências e da luta pela democracia no Brasil. O museu se consolidou como referência em Educação em Direitos Humanos, promovendo o pensamento crítico e desenvolvendo atividades sobre Direitos Humanos, Repressão, Resistência e Patrimônio. 

11- Ciclovia Rio Pinheiros

A Ciclovia Rio Pinheiros possui mais de 20 km de extensão, na margem leste do Rio Pinheiros. Corre de forma paralela a um trecho da Linha 9-Esmeralda e pode ser acessada pelas estações João Dias, Jurubatuba, Vila Olímpia, Santo Amaro e Cidade Universitária.

12- Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Cultural é dedicado às artes visuais e seus cruzamentos com a educação, a arquitetura e o design, sempre aberto ao diálogo com outras linguagens e temas contemporâneos. Para chegar ao instituto, basta desembarcar na Estação Faria Lima (Linha 4-Amarela) e caminhar por 10 minutos. 

13- Sesc Santo Amaro

A 750 metros da Estação Santo Amaro (Linha 9-Esmeralda), o Sesc oferece uma estrutura completa de lazer. Com ações voltadas à educação, arte, esporte, saúde e alimentação, o local é ideal para curtir as férias.

14- Centro Cultural Grajaú

A menos de dez minutos da Estação Grajaú (Linha 9 -Esmeralda), está um local gratuito com diversas opções de atividades. O Centro Cultural Grajaú possui programações especiais, inclusive durante as férias, que podem ser conferidas aqui.

15- Parque do Povo

O parque conta com três quadras poliesportivas, sendo uma delas com marcação especial para esportes paraolímpicos. Outros atrativos são aparelhos de ginástica de baixo impacto, parquinho infantil, ciclovia, pista de caminhada, estações de ginástica, sanitários e jardim sensitivo em forma de labirinto. O Parque do Povo está localizado a cerca de 300 metros da Estação Cidade Jardim (Linha 9- Esmeralda).