Férias animadas

Foto: Getty Images

22/12/2020 - Tempo de leitura: 3 minutos, 48 segundos

Vai ficar em casa?

Nada de dormir o dia inteiro, maratonar ou morrer de tédio navegando sempre nos mesmos sites na internet. Aproveite essa jornada online para estar em lugares novos em qualquer parte do mundo: uma boa pedida é conhecer uma infinidade de museus que estão com uma programação virtual e mostras especiais para as festas, com poucos cliques. 

No Google Arts & Culture estão disponíveis várias experiências interativas não só para explorar museus (destaque para a coleção Smithsonian National Museum of Natural History), mas também diferentes expressões artísticas como pinturas, fotografia, têxteis, esculturas, tecnologias de realidade aumentada e lugares incríveis para planejar sua próxima viagem. Vale muito a pena.

Existem podcasts sobre vários assuntos — legal para saber mais sobre seus hobbies e até mesmo adotar um para 2021. O Google Podcasts é um aplicativo para descobrir podcasts grátis. Que tal dar uma espiada?

Para colocar a leitura em dia, o fantástico no mundo dos audio-books também tem cada vez mais títulos disponíveis. Experimente os sites que disponibilizam livros para baixar gratuitamente, como o Universidade Falada, o Tocalivros e, em inglês, o Loyalbooks;  o FreeClassicAudioBooks e  o Storynory, com catálogo infantil. 

Na cidade

*Para evitar aglomerações, os parques e praças são ótimas opções de relaxamento ao ar livre, seja para contemplar a paisagem, meditar ou para a prática de caminhada e outros esportes.  

* Aproveite o menor movimento também para conhecer pontos históricos do seu município, como marcos da fundação e outras as estruturas que contam sobre a formação do local, do povo e da cultura.

*Vai dar uma voltinha no shopping? Os adesivos de pagamento são a melhor opção para levantar as cancelas sem se preocupar com tickets e ainda evitar o contato com pessoas, dinheiro em espécie e cartões.

* Veloe, unidade de negócios da Alelo especializada no pagamento eletrônico de pedágios e estacionamentos, tem planos para uso urbano a partir de R$ 9,90 e várias vantagens: dá para adquirir sem qualquer custo,  com 12 mensalidades grátis e dá para usar nos mais de 390 estacionamentos credenciados em todo o País. Para quem for cliente Banco do Brasil ou Bradesco, a isenção é de 24 mensalidades.

Vai pegar a estrada?

*Além da mudança de ares, o que não falta ao longo de todas as estradas são ótimas opções de lazer. O Brasil afora conta com inúmeras áreas com a maior biodiversidade do planeta, variedade de verdes e com lindas vistas, encostas e mirantes. Em várias delas, existem infraestruturas que proporcionam maior contato com a natureza, como pousadas, pequenas propriedades e até campings: esses locais costumam ter na programação trilhas para praias mais isoladas, cachoeiras, praias e outros pontos mais afastados do agito.

Entre uma cidade e outra, sempre há destinos turísticos e históricos, além de opções de bares, hotéis e restaurantes. Essas paradas são ótimas para conhecer a cultura da região, adquirir aprendizado e conhecimento observando a arquitetura, visitando museus e outros locais. Tudo isso amplia nossa experiências de vida e nos traz uma visão de mundo diferente — isto é, transformam-se em novas “bagagens”, animando nossas conversas na volta ao batente.

Vantagens do adesivo de pagamento nas férias

1. Evita filas nas cancelas de shoppings, estacionamentos e nos pedágios;

2. É aceito em todas as rodovias pedagiadas do Brasil e em mais de 380 estacionamentos;

3. Para estradas, além de 12 mensalidades grátis e entrega também gratuita do adesivo,  Veloe tem planos* a partir de R$14,90.

4. Simplifica seus pagamentos, sem uso contato interpessoal, com dinheiro em espécie e cartões, sendo o meio mais seguro de evitar a contaminação por covid-19, reforçando a atenção com a higiene que o momento ainda exige;

5. Sem aquele monte de papeizinhos e tickets, permite planejar todos os gastos com deslocamento — seja na cidade ou na estrada.  Tanto a plataforma quanto o aplicativo garantem um gerenciamento bem preciso desses custos, evitando esquecimentos, dúvidas ou surpresas desnecessárias na hora de colocar tudo na ponta do lápis;

6. Não precisa se deslocar com muito dinheiro, pois todos os estacionamentos e pedágios vêm contabilizados na fatura do seu cartão de crédito. E você pode deixar o pagamento para uma data mais adequada para o seu bolso.