Fortaleza entrega 80 bikes e uma nova estação para o Bicicletar

Além disso, a expectativa da Prefeitura é de que, até fevereiro de 2023, o Bicicletar tenha uma injeção de 300 bicicletas novas ao todo. Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza.

16/12/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos, 33 segundos

A Prefeitura de Fortaleza entregou 80 novas bicicletas para compor o sistema de bikes compartilhadas da cidade – o Bicicletar. Além disso, a administração municipal prevê adicionar 160 bicicletas ao sistema até dezembro.

Portanto, mais 80 bikes devem chegar à cidade até o fim do ano. As entregas são de responsabilidade da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Durante a entrega, a Prefeitura também anunciou outros investimentos para o sistema de bicicletas da cidade. Por exemplo, a troca de 300 selins e a compra de 100 dispositivos esticadores de correntes.

De acordo com a Prefeitura, o pacote integra o plano de expansão do sistema Bicicletar. Assim, outras ações estão previstas para serem realizadas ao longo dos próximos meses.

Outra novidade é a compra de mil pneus da China com material mais resistente, previstos para chegar a Fortaleza apenas em 2023.

Nova estação

Durante o evento, também ocorreu a inauguração da 12ª estação do Mini Bicicletar, modelo exclusivo para as crianças.

Segundo a administração municipal, a nova estação está instalada na Beira-Mar, ao lado do Skate Park, na altura do Clube Náutico.

Assim, a capital passa a ter estações do Mini Bicicletar nos seguintes locais: Praça das Flores; Pólo de Lazer da Sargento Hermínio; Lago Jacarey; Praça Luiza Távora; Aterrinho da Praia Iracema; Praça João XXIII; Praça Mauá; Praça do Polar; Polo de Lazer do Conjunto Esperança; Praça do Parque Bisão; Cidade da Criança, e Beira-Mar.

Modelo das bicicletas e tecnologia

Em nota, a Prefeitura informou que as bicicletas possuem o mesmo modelo das bicicletas compartilhadas em uso. Além disso, as 80 bikes adquiridas já começaram a ser distribuídas nas estações.

As bicicletas também receberam protótipos de esticadores de corrente. Os equipamentos foram desenvolvidos pela Serttel, empresa responsável pela manutenção das bikes.

O objetivo é evitar que os usuários precisem recolocar a corrente no lugar caso elas afrouxem. O dispositivo deve fazer isso automaticamente.

A chegada das bicicletas garante a disponibilização de mais de 1.200 bikes para a população de Fortaleza, de forma gratuita ou com valores acessíveis.

Além disso, a expectativa da Prefeitura é de que, até fevereiro de 2023, o Bicicletar tenha uma injeção de 300 bicicletas novas ao todo.

Desde o início de sua operação, o Bicicletar registrou mais de 5,5 milhões de viagens. Por sua vez, são mais de 374 mil no cadastro.

Em 2022, o Bicicletar vem contabilizando uma média de 3.125 viagens diárias. Ao todo, são 192 estações espalhadas por toda a capital.

Também existem 12 estações do Mini Bicicletar, exclusivo para crianças, e 16 estações do Bicicletar Corporativo, voltado para os servidores municipais. 

Segundo a Prefeitura, são 417,2 km de malha cicloviária em toda capital, 957 paraciclos, que são suportes para estacionamento de bicicletas, 18 parapés, suporte de pé e mão para ciclistas, além de cinco bicicletários distribuídos em terminais de ônibus.