Bicicleta com IA identifica dificuldades do solo para auxiliar ciclista

A bicicleta ainda conta com um sistema Bluetooth para conectar a um dispositivo do usuário, de acordo com a empresa. Foto: Divulgação
Redação Mobilidade
11/10/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 34 segundos

A inteligência artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta comum no mundo da tecnologia. Em suas muitas aplicações, a IA pode facilitar e encurtar processos. No universo da mobilidade, não tem sido diferente. A ebii é uma bicicleta elétrica que integra essa tecnologia em sua estrutura.

Lançada pela Acer, empresa especializada em hardware de tecnologia, a ebii conta com um sistema integrado de IA associado à pedalada assistida. De maneira simples, a IA consegue identificar as características do terreno para, então, ajudar o ciclista.

A função chamada ebiiAssist identifica o terreno, a inclinação e a força que o ciclista exerce, para poder diminuir a dificuldade. De acordo com a empresa, a tecnologia na bicicleta com inteligência artificial também se adapta ao estilo do dono e às suas preferências para proporcionar uma viagem personalizada.

Com a assistência, a bicicleta consegue chegar a até 25 km por hora, além de possuir até 110 km de autonomia, com uma única carga. Segundo a empresa, a carga máxima da bateria leva em torno de 2,5 horas. Além disso, possui motor de cubo unilateral e pneus com tecnologia Air Fom, antifuro.

Leia também: Primeira bicicleta elétrica sem bateria surge no mercado

A bicicleta com inteligência artificial também possui uma aplicação destacável que se integra com qualquer dispositivo móvel através do sistema Bluetooth. O mesmo equipamento possibilita monitorar o estado da bateria e informações sobre os percursos e o estado da bicicleta, por exemplo.

O sistema Bluetooth também mantém a bicicleta segura. Quando o dispositivo conectado à bike está fora do alcance, ele fica bloqueado. Deste modo, caso haja movimentação do veículo longe do dispositivo, um alerta sinaliza que algo está errado.

Para saber mais sobre uso de bike na mobilidade urbana, acesse o canal Pedala