Harley-Davidson apresenta oficialmente nova X 500; conheça


22/04/2023 - Tempo de leitura: 2 minutos, 21 segundos

A Harley-Davidson apresentou oficialmente a X 500, na última semana, segunda moto da parceria com a chinesa QJ Motors. Como a X 350, revelada em março, a nova X 500 destina-se ao mercado chinês. Deve chegar a outros países, mas, até agora, não há indícios de que virá ao Brasil.

A inspiração para a X 500 foi a linha Sportster, embora o tanque de combustível não lembre exatamente o icônico formato do “peanut” (amendoim, em inglês). Apesar de o para-choque traseiro se parecer com os das clássicas Sportster, o resultado final causa estranheza, pois há um grande espaço entre ele e a roda traseira.

Assim como a X 350, o estilo da nova Harley-Davidson X 500 envolve o que é, basicamente, uma motocicleta da QJ. Mais especificamente, a Benelli Leoncino 500. O motor, escapamento, quadro de treliça de aço, rodas e suspensão parecem idênticos aos os da Leoncino.

X 500 tem motor de 47 cv de potência

A X 500 tem motor de dois cilindros paralelos de 500 cc, com injeção de combustível e refrigeração líquida produz 47 cv de potência máxima a 8.500 rpm. O torque é de 4,7 kg.fm a 6.000 rpm. Câmbio de seis marchas e transmissão final por corrente completam o trem de força da nova Harley de baixa cilindrada.

Nova Harley-Davidson X 500 tem motor bicilíndrico de 500 cc e arrefecimento líquido

A suspensão usa garfo telescópico invertido de 50 mm, na dianteira, e um único amortecedor traseiro. Ambos têm ajuste no retorno. A Harley-Davidson não informou o curso das suspensões.

O sistema de freios é composto por discos duplos com pinças de quatro pistões, na dianteira, e pinça de pistão único, na traseira. O sistema ABS vem de série. As rodas de alumínio fundido de 17 polegadas usam pneus Maxxis Supermaxx ST, nas medidas 120/70-ZR17/58W, na frente, e 160/60-ZR17/69W, atrás.

Iluminação full-LED
Freios a disco com ABS
Transmissão por corrente
Posição de pilotagem neutra

Com pedaleiras centralizadas e guidão elevado, a posição de pilotagem deve ser bastante neutra, mais próxima de uma naked do que de uma custom. Já o assento fica a 82,5 centímetros do solo, bastante alto para uma Harley. Também incomum para uma Harley são os ângulos de inclinação em curvas de 46,9 graus para a esquerda e 49,5 graus para a direita.

Outros destaques da nova Harley X 500 incluem um peso de 208 kg, tanque de combustível de 13 litros, iluminação toda em LED e um painel de instrumentos redondo. Estão disponíveis três opções de cores: laranja, prata e o sempre popular preto metálico. O preço ainda não foi definido.