Honda traz de volta a Hornet de 4 cilindros no Salão de Milão

Uma das estrelas do estande da Honda, CB 1000 Hornet tem design agressivo e minimalista. Foto: Divulgação/EICMA

08/11/2023 - Tempo de leitura: 2 minutos, 30 segundos

Uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo, a Honda parece estar revivendo modelos que fizeram sucesso no passado. Em 2022, a fabricante renasceu a Hornet e a Transalp, ambas com novos motores de dois cilindros e 750 cc, nos salões europeus. Recentemente, apresentou a nova XRE 300 Sahara no mercado brasileiro, inspirada na trail da década de 1990. Já no Salão de de Milão 2023, a marca trouxe de volta a Hornet de quatro cilindros e também a CBR 600RR para o mercado europeu.

Criada a fim de liderar a renascida família Hornet com seu motor de quatro cilindros, a nova CB 1000 Hornet surgiu no EICMA deste ano. A nova naked traz uma versão amansada do motor de quatro cilindros em linha, que equipava a CBR1000RR Fireblade de 2017. Na CB 1000 Hornet, porém, o tetracilíndrico produz 150 cv de potência máxima e 10,2 mkgf de torque.

Com um design agressivo e minimalista, a nova Hornet de 1.000 cc usa um novo quadro de dupla trave superior. O conjunto de suspensões conta com garfo telescópico invertido, na dianteira, e monoamortecedor, na traseira – ambos com ajustes.

Apesar de ser inspirada em uma naked do passado, a nova Hornet de quatro cilindros terá eletrônico completo. Além do indispensável acelerador eletrônico e três modos de pilotagem, a nova CB 1000 Hornet traz um painel colorido de 5”, com conectividade para smartphones.

A CB 1000 Hornet deve chegar às lojas europeias já no próximo ano em três cores: branca, cinza e vermelha. Seu preço, contudo, ainda não foi divulgado. Também não está claro se o modelo irá substituir a CB 1000R, naked com estilo Neo Sports Cafe, também vendida no Brasil.

CBR 600RR retorna após seis anos

Após uma ausência de seis anos da gama de modelos Honda para a Europa, a CBR 600RR regressa em 2024. Equipada com sistemas eletrônicos de última geração, a nova CBR 600RR promete agitar o segmento de superesportivas médias.

CBR 600RR retorna com novo designe mais eletrônica. Foto: Divulgação/Honda

Embora tenha um novo design inspirado na MotoGP, a nova CBR 600RR usa uma versão atualizada do motor de quatro cilindros da geração anterior. A potência máxima subiu um pouco, para 121 cv a 14.250 rpm, porém ficou abaixo de concorrentes como a Kawasaki Ninja ZX-6R que tem 134 cv.

Apesar de menos potente, a renascida CBR 600RR aposta nos modernos controles eletrônicos para conquistar o motociclista. A superesportiva de 600 cc usa uma unidade de medição inercial de seis eixos, como a CBR1000RR-R Fireblade e ainda tem 5 modos de condução, ABS em curva e controle de tração com nove níveis de intervenção. O amortecedor de direção eletrônico Honda (HESD), uma embreagem assistida e deslizante, além do sistema Quickshifter vem de série na nova CBR 600RR.