A Kawasaki aproveitou o Festival 2021, organizado pela revista Duas Rodas em Interlagos (SP), para mostrar algumas novidades e confirmar a vinda da nova clássica Z 650 RS para o Brasil.
Lançada recentemente no exterior, a Z 650 RS tem a mesma base mecânica da conhecida Z 650, ou seja, quadro tubular em aço e motor de dois cilindros, 649 cm³ e 68 cv de potência. O acabamento, porém, é clássico, e lembra a Z 650 B-1 de 1977.
O design, na verdade, mistura linhas clássicas com pitadas de modernidade. O farol é redondo como nas motos dos anos 70, mas usa LED. O painel tem dois mostradores redondos e analógicos, com uma tela de LCD ao centro.
Já o desenho das carenagens é bem retrô: o tanque tem formato arredondado e, na rabeta, aparece o famoso “rabo de pato”, típico das motos naked da marca japonesa nos anos de 1970. As rodas douradas com raios de liga-leve são a “cereja do bolo” no modelo clássico.
A Z 650 RS exposta em Interlagos é a única unidade do modelo no Brasil. Embora tenha antecipado o anúncio do lançamento da naked clássica, a Kawasaki não consegue precisar quando exatamente a Z 650 RS chega ao País.
“O modelo acabou de ser lançado no exterior e ainda não conseguimos precisar quando chega ao Brasil. Existe uma crise logística e também de alguns componentes eletrônicos que estão em falta”, afirmou Vitor Gaubeur Rosinholi, do marketing da Kawasaki Motores do Brasil.
De acordo com Rosinholi, o modelo provavelmente só deva ser lançado no segundo semestre de 2022. O preço também não foi definido.
A Z 650 “moderna” vende bem por aqui e a nova versão RS seria uma opção de moto clássica, acessível. Atualmente, a Kawasaki vende a Z 650 por cerca de R$ 40 mil. Se seguir a mesma lógica da Z 900 RS, que custa em torno de 10% a mais do que a Z 900 atual, podemos esperar algo em torno de R$ 45 mil pela nova RS bicilíndrica de 650 cc.