Com a pandemia de covid-19 e a necessidade de isolamento social, o mercado de restaurantes começou a se reinventar para amenizar os impactos econômicos da quarentena. Em Xangai (China), a rede de fast-food KFC iniciou a implementação de food trucks autônomos com conexão 5G.
Já conhece o Estadão Summit Mobilidade Urbana? Saiba o que rolou na última edição do evento.
Os miniveículos não tripulados permitem que o cliente compre a refeição sem a necessidade de interação humana, tornando as vendas mais seguras. A iniciativa é uma parceria entre a Neolix e a Yum Brands, dona da marca KFC. Outras empresas do ramo alimentício, como Pizza Hut, também fecharam acordo com a companhia chinesa para os serviços autônomos de entregas.
Ônibus autônomo entrega alimentos durante a pandemia
Uma curiosidade é que o mesmo design foi utilizado em outras áreas durante a pandemia, como em serviços de patrulha, entregas de alimentos, vendas, suprimentos médicos e para desinfecção de ruas no combate ao coronavírus.
O restaurante sobre rodas funciona de maneira prática e segura graças à automatização total da compra. O pedido é selecionado por meio de uma tela e o pagamento é feito via QR Code, então a porta se abre e o cliente retira a mercadoria sem a necessidade de entrar em contato com um funcionário.
Os carros da Neolix suportam direção autônoma de nível 4, podendo detectar obstáculos devido a seu conjunto de sensores. Eles oferecem autonomia de 100 quilômetros em uma única carga e velocidade máxima de 50 quilômetros por hora, com a bateria podendo ser trocada em 30 segundos sem a necessidade de ferramentas.
Como a pandemia afeta o desenvolvimento de carros elétricos?
A tecnologia é uma alternativa rentável para o mercado de restaurantes em meio à pandemia, visto que o funcionamento prático da bateria não exige que o veículo tenha de se locomover até uma estação de carga para poder rodar um dia inteiro.
Diante do quadro nebuloso para os negócios na crise da covid-19, empresas têm implementando medidas preventivas para proteger funcionários e clientes, além de buscar soluções seguras para manter suas vendas. As perdas na receita de restaurantes foram muito expressivas em 2020; a Yum China, por exemplo, fechou 30% de suas lojas e teve queda de 40% a 50% nas vendas. McDonald’s, Dunkin’ Donuts e Starbucks já anunciaram que fecharão 1,4 mil lojas nos Estados Unidos entre 2020 e 2021.
Carros autônomos transportam testes de covid-19 nos EUA
O lançamento de serviços de entrega com carros autônomos é um passo adiante na adaptação das marcas ao cenário pandêmico. As alternativas inovadoras feitas para minimizar os impactos financeiros com a queda das vendas possibilitam oportunidades para o aprimoramento da tecnologia e o crescimento do uso desses veículos nos centros urbanos.
Fonte: SoyaCincau, Forbes