O Kwid E-Tech, da Renault, concilia custo acessível à alta qualidade de um produto não poluente, silencioso e econômico, com design robusto e motor de 65 cavalos_Foto: O Kwid E-Tech, da Renault, concilia custo acessível à alta qualidade de um produto não poluente, silencioso e econômico, com design robusto e motor de 65 cavalos_Divulgação Renault
Quem está pensando em adquirir o primeiro carro elétrico tem o Kwid E-Tech, da Renault, como uma excelente opção. O modelo, 100% elétrico, concilia custo acessível à alta qualidade de um produto não poluente, silencioso e econômico, com design robusto e motor de 65 cavalos, desenvolvido sob medida para as ruas e estradas brasileiras.
Tudo isso com o apoio da ampla rede de cobertura que a montadora de origem francesa mantém no País, incluindo o maior número de concessionárias destinadas exclusivamente a veículos elétricos, o que assegura tranquilidade no atendimento pós-venda.
Mobilidade elétrica não é novidade para a Renault, pioneira nesse tema no País e no mundo. Um importante avanço foi o desenvolvimento da plataforma E-Tech, que oferece vantagens como a facilidade para reabastecer a bateria – que, com capacidade de 26,8 kWh, pode ser carregada até em uma tomada doméstica, tanto de 110 quanto de 220 volts.
Em um carregador rápido, sobe de 15% para 80% em 40 minutos. A autonomia de 185 quilômetros na combinação entre uso urbano e rodoviário, certificada pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), é suficiente, com folga, para a jornada diária média das regiões metropolitanas brasileiras.
Produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Kwid E-Tech apresenta grande agilidade no trânsito urbano. Acelera de 0 a 50 km/h em apenas 4,1 segundos, enquanto o comprimento de 3,73 metros facilita manobras e estacionamento.
As cores disponíveis são Branco Polar, Prata Diamond e a exclusiva Verde Noronha, inspirada na natureza do arquipélago e no compromisso da Renault com o meio ambiente – a empresa assegura o descarte correto e a reciclagem das baterias por meio de parcerias com empresas especializadas em economia circular.
A bateria do Kwid E-Tech foi desenvolvida com uma tecnologia que a divide em módulos, o que reduz o custo em até 50% e facilita a manutenção. Toda vez que o motorista reduz a pressão no acelerador, a energia é regenerada e se transforma em carga, fazendo com que a autonomia seja renovada.
Além disso, a função ECO otimiza o desempenho do motor e a velocidade máxima do carro, atuando como um assistente de condução para melhor aproveitamento energético e ganho de autonomia. O painel sinaliza o consumo de energia e a autonomia de acordo com o modo de condução – assim, o motorista pode ajustar seu modo de dirigir e garantir a maior autonomia do veículo.
Em junho do ano passado, o Kwid E-Tech foi eleito, pela tradicional revista Quatro Rodas, o veículo elétrico com o menor custo de uso do Brasil. A análise se estendeu por um ano e levou em conta fatores como o preço de tabela do veículo, despesas com manutenção, seguro, valor gasto para a recarga e custo mensal, além da desvalorização do veículo.
O custo por quilômetro rodado do Kwid E-Tech é seis vezes inferior ao de um veículo equivalente com motor a combustão. O modelo tem garantia de fábrica de três anos ou até completar 100 mil km. Já a bateria tem oito anos de garantia ou 120 mil km, caso essa marca seja atingida antes.
A versão elétrica honra a tradição do Kwid, modelo que inovou o segmento dos compactos com seu visual imponente inspirado no mundo dos SUVs. Entre os atributos valorizados pelos proprietários, estão o maior espaço interno, a boa altura do solo (18,5 cm com o veículo vazio) e o maior porta-malas da categoria (290 litros, com possibilidade de ampliação para 1.100 litros pelo banco rebatível).