Linha 14-Ônix: futuro ramal vai beneficiar o acesso aos estudantes da Unifesp de Guarulhos e UFABC

A Linha 14-Ônix será em VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) e terá 41 km de extensão, com trechos elevados, subterrâneos e em superfície. Foto: Divulgação Hyundai Rotem

Há 3h - Tempo de leitura: 2 minutos, 53 segundos

A futura Linha 14-Ônix, do Metrô de São Paulo, facilitará o acesso aos alunos de duas universidades federais localizadas em Guarulhos e Santo André, na região metropolitana.

Com isso, estima-se que, diariamente, cerca de 14 mil estudantes da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da UFABC (Universidade Federal do ABC) usufruirão da rapidez e da facilidade de acesso.

Desta forma, o governo estadual investirá cerca de R$ 19 bilhões na infraestrutura da Linha 14-Ônix e na modernização da Linha 10-Turquesa, melhorando a mobilidade da população das regiões atendidas.

Por essa vantagem, que pretende beneficiar a comunidade acadêmica e os moradores das três regiões atendidas, o novo ramal será uma inovação no transporte público, por ser primeira linha VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) a circular na região metropolitana.

Leia também: 7 resultados da Pesquisa Origem e Destino, do metrô, que você precisa saber

Quais serão as futuras estações da Linha 14-Ônix próximas aos campus?

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Guarulhos

Na segunda maior cidade do Estado de São Paulo, a Estação Pimentas, da Linha 14-Ônix, atenderá os estudantes da Unifesp Guarulhos, prevendo 6,6 mil embarques diários. Presentemente, para do campus a 16 km da Estação Guarulhos-Cecap.

O campus ocupa uma área de 26.621 m² e fica localizado no Jardim Nova Cidade, no bairro dos Pimentas. A Unifesp oferta cursos de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, além de pesquisa e pós-graduação.

Universidade Federal do ABC (UFABC)

A UFABC está localizada no distrito de Santo André, pertencente ao ABC Paulista. A sigla ABC representa Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, um importante polo industrial.

Próxima à universidade, a Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, da Linha 10-Turquesa, fará integração com a nova linha e recebe média de 46,7 mil embarques diários.

O governo também promete construir bicicletários nas estações para incentivar o uso de bicicletas, tornando o deslocamento mais prático e acessível para os estudantes.

Saiba mais sobre a Linha 14-Ônix

A Linha 14-Ônix está prevista para ter 41 km de extensão, com trechos elevados, subterrâneos e em superfície, conectando Guarulhos à zona leste e ao ABC Paulista.

O governo de SP estima a conclusão do projeto em 10 anos, até 2040, dividindo a implementação em três fases. Confira:

  • Fase 1: Hospital Jardim Helena e Rio das Pedras (anos 4 a 7);
  • Fase 2: Estações Rio das Pedras e ABC (anos 7 a 10);
  • Fase 3: Estações Hospital Jardim Helena e Bonsucesso (anos 8 a 10).

Cinco estações integrarão a linha com a CPTM: Bonsucesso (Linha 13-Jade), São Miguel Paulista (Linha 12-Safira), Corinthians-Itaquera (Linha 11-Coral) e ABC (Linha 10-Turquesa).

Duas estações integrarão o metrô: Corinthians-Itaquera (Linha 3-Vermelha) e Sapopemba (Linha 15-Prata), aumentando a conexão entre os sistemas de transporte sobre trilhos.

Serão 18 novas estações, incluindo Pimentas e Sacramento, em Guarulhos. Na zona leste, haverá oito estações, como Hospital Jardim Helena e Parque do Carmo.

Em Santo André, serão mais oito: Parque Oratório/Nevada, Hospital da Mulher/Cidade dos Meninos, Miguel Couto, entre outras.

Com isso, a linha permitirá viajar de Guarulhos ao ABC em 1h30, com intervalos de 5 minutos, aumentando a eficiência do transporte.

Leia também: Mapa do Transporte Metropolitano de SP 2025: baixe o PDF e confira atualizações