Manaus inaugura Complexo Viário Rei Pelé e reduz tempo de viagem em até 40%

Circulam pelo local 32 linhas de ônibus. Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus

Há 3h - Tempo de leitura: 1 minuto, 45 segundos

Após 30 meses de obras, a Prefeitura de Manaus inaugurou o Complexo Viário Rei Pelé. Localizado em um entroncamento de alta circulação da capital manauara, na antiga “Bola da Feira do Produtor”, o viaduto vai facilitar deslocamentos entre as zonas Leste e Norte. Com isso, o tempo de viagem para o Centro diminuirá 40%, segundo a gestão municipal.

Leia também: Manaus: Frota do transporte público recebe 50 novos ônibus

Circulam diariamente cerca de 77.650 passageiros do transporte público pelo local, em 32 linhas de ônibus. Ao todo, aproximadamente 500 mil pessoas transitam por essa região em dias úteis. Assim, além de mais fluidez, a obra deve gerar economia de até 15 litros de combustível por veículo a cada mês, contribuindo também para a redução de emissões poluentes.

“Essa solução era esperada há três décadas. O Complexo Rei Pelé vai impactar diretamente a vida de quem vive, trabalha e empreende nessa região”, afirmou o prefeito David Almeida (Avante) durante, portanto, a inauguração.

Destaques do Complexo Viário Rei Pelé

Entre os destaques do novo Complexo Viário Rei Pelé estão o primeiro túnel urbano da história de Manaus e um viaduto com pistas duplas, que facilitam, dessa forma, a conexão com o Anel Viário Sul e a avenida Noel Nutels. O complexo também está integrado aos corredores exclusivos de ônibus, melhorando a eficiência do transporte coletivo e reduzindo o tempo de espera para os usuários.

A infraestrutura também estimula a mobilidade ativa. A estrutura conta com ciclovias, calçadas amplas e acessíveis, além de uma nova praça com quadra coberta, ringue de lutas e áreas de lazer. A proposta, diz a prefeitura, é garantir conforto e segurança para pedestres e ciclistas.

A gestão municipal também realiza estudos para readequar as linhas de ônibus que circulam na região. O objetivo é monitorar os efeitos da intervenção e aprimorar a integração entre diferentes modais, a fim de oferecer melhorias nos deslocamentos diários da população.