Ferrovias de Minas Gerais
O Governo de Minas apresentou nesta quinta-feira, 12 de junho, os próximos investimentos prioritários que serão realizados no setor de transportes e logística no estado. As ações foram definidas a partir do Plano Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais (Pelt-MG) de curto prazo.
A carteira de projetos contempla mais de 480 empreendimentos, que reúnem cerca de 4.582 obras. O volume dos investimentos, entre públicos e privados, soma, R$ 513 bilhões em Capex. A maior parte deste valor será destinado a obras ferroviárias, que representam, assim, 65% do total.
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“O Brasil hoje possui a maior carteira de projetos de investimentos do mundo. E dentro desse contexto, Minas Gerais será o epicentro do investimento em infraestrutura do país nos próximos anos. Então, ter essa clareza de planejamento com o Pelt-MG é fundamental para podermos avançar e seguir sendo referência em infraestrutura”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
Os projetos de expansão e implantação de ferrovias concentram-se, porém, na logística de cargas. O governo não anunciou, nesse sentido, projetos de transporte sobre trilhos para passageiros. Estes são, portanto, os empreendimentos anunciados:
O documento elaborado do governo aponta que há 4.280 km de extensão na rede de ferrovias em Minas Gerais. Assim, a maior delas é a Ferrovia Centro-Atlântica S.A., que liga Minas à Bahia pela região norte do estado. A apresentação não incluiu, porém, quantos quilômetros a mais a rede ganhará com os projetos previstos.
Outro destaque é o projeto de construção da nova hidrovia do São Francisco, ligando as cidades de Pirapora (MG) até Ibotirama (BA). O projeto tem investimento de R$ 1 bilhão, com 1.371 km de extensão navegável. Segundo o governo, a hidrovia vai facilitar o escoamento da produção agrícola e de outros insumos das regiões envolvidas.