Realizado, pela primeira vez, neste ano conturbado e atípico em razão da pandemia do novo coronavírus, o Prêmio Mobilidade Estadão 2020 não poderia deixar de fora as motocicletas. Afinal, o delivery e o transporte de mercadorias por entregadores e motoboys foi fundamental para manter restaurantes e negócios funcionando mesmo durante a quarentena.
Mas as motos não são apenas instrumentos de trabalho. Na retomada das atividades, os veículos de duas rodas se mostraram uma opção segura e eficiente de se locomover em tempos de covid-19
. Prova disso são os bons resultados de vendas mesmo em um ano de crise econômica e o aumento da procura por motos, sejam novas, sejam usadas.
Como o objetivo do prêmio é reconhecer iniciativas, empresas e produtos que impactam, positivamente, na mobilidade urbana das pessoas, a trilha Motomotor teve categorias que abrangessem os mais variados usos das motocicletas. Além da Melhor Scooter, esse tipo de moto projetada para deslocamentos diários, a trilha também contemplou a Melhor Moto para Trabalhar, pela importância desses veículos para que o país não parasse. E também a Melhor Moto para Viajar, pois o turismo em duas rodas, que já era muito popular em um país de dimensões continentais como o nosso, deve crescer ainda mais no “novo normal”.
Não ficaram de fora as inovações tecnológicas em motos e scooters que visam aumentar a segurança ou facilitar a vida do motociclista. E nem mesmo os sistemas de conectividade, pois a digitalização é parte fundamental da mobilidade do futuro. Por fim, a Melhor Moto de 2020 contou com a participação dos principais modelos apresentados no ano.
Para votar nos modelos e soluções concorrentes na trilha Motomotor, a equipe editorial do portal Mobilidade selecionou 20 jornalistas, influenciadores digitais, colaboradores de empresas do setor e até celebridades, como Olivier Anquier. Motociclista de longa data, o chef francês até se aventurou em duas rodas pelas trilhas do Rally dos Sertões neste ano. O único requisito obrigatório para participar era andar de moto.
Cada jurado recebeu um login e criou sua própria senha para votar eletronicamente e apenas uma vez. Conheça os vencedores de cada categoria, eleitos por esse time de especialistas em motos.