A cidade de São Paulo agora conta com um novo aplicativo para o transporte individual de passageiros, o Mobizap SP. A Prefeitura lançou o app em março, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).
De acordo com a Prefeitura, o objetivo é entregar maior remuneração aos motoristas parceiros e trazer preço justo ao passageiro. Assim, o app está sob administração do poder público. Contudo, o projeto foi realizado por meio de licitação e o Consórcio 3C ganhou o contrato.
Embora o app ofereça menores preços, o Mobizap SP é voltado apenas para as viagens que tenham como partida vias na cidade de São Paulo. Já o destino pode variar de acordo com cada cliente, que pode ser em outras cidades.
Segundo a Prefeitura, as corridas podem ser pagas por meio de dinheiro, cartões de crédito, débito e crédito no aplicativo. O app está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.
O Estadão Mobilidade testou o Mobizap SP e identificou instabilidade no app. Do início de abril até o dia 15 do mês, quem tentava se cadastrar na ferramenta encontrava uma tela cinza e não conseguia prosseguir. Após esta data, o erro foi corrigido.
“Constantemente estamos em busca de melhorias para nossos usuários. Nessa última versão do app, experimentamos esta situação em que a tela ficava cinza em determinada parte do processo de cadastramento. Porém, ressaltamos que foi algo pontual e que identificamos em seguida. Como pode levar um tempo para a atualização subir para a loja, a correção ficou disponível no sábado (15), no período da tarde. Agora é possível realizar o cadastro sem nenhum empecilho”, informou o Mobizap SP, em nota.
Durante os testes, o Estadão Mobilidade identificou que o MobizapSP pode ser bem mais barato que Uber ou 99 em alguns contextos. Por exemplo, no horário de pico. Afinal, não há cobrança de valor variável de acordo com a demanda na região. Em outros momentos, a diferença não é tão grande.
Deste modo, o app pode ser uma boa alternativa para a saída de um show ou grande evento. Contudo, quando a demanda não está mais alta devido ao horário ou local, o Uber ou 99 podem ser opções com um preço melhor.
No caso da Uber, o preço tem como base três fatores: o valor inicial base, o tempo estimado e a distância do trajeto. Neste cálculo, também entram pedágios, desvios e trânsito intenso, que podem deixar a corrida mais cara.
Já na 99, o valor considera a distância e o tempo da corrida. O custo também pode contemplar trânsito, chuva ou alto número de pedidos na região.
Por fim, o MobizapSP considera tempo estimado de viagem, distância e horário. Portanto, não leva em consideração a demanda por motoristas na região.
Em uma simulação de corrida da Estação da Sé até o Masp às 19h, horário de maior movimento, as opções de valores foram:
MobizapSP: R$ 14,29
99: R$ 17,17
Uber: R$ 24,92
Já o mesmo trajeto às 22h, um horário de menor fluxo, os valores não apresentaram muita variação:
MobizapSP: R$ 14,29
99: R$ 14,47
Uber: R$ 14,95
Por sua vez, o trajeto às 13h do dia seguinte apresentou os seguintes valores:
MobizapSP: R$ 14,29
99: R$ 15,57
Uber: R$ 19,92
A 99 traz uma taxa de 19,99% dos ganhos semanais dos motoristas que completaram mais de dez viagens na semana. Quando as taxas passam deste percentual, a empresa restitui a diferença. Já quando é inferior, o motorista mantém os ganhos.
Por sua vez, a Uber possui taxas variáveis. A regra é que o motorista recebe a maior parte do preço da viagem, mas o percentual varia. A média cobrada na capital paulista é de 20%.
Por fim, o MobizapSP apresenta uma taxa fixa de 10,95%. Afinal, a escolha da empresa teve como critério a menor taxa de administração.