MotoGP 2024: última etapa da temporada tem novo local e data

Com a vitória na Malásia, penúltima etapa da MotoGP 2024, Francesco Bagnaia (acima) manteve vivas suas chances de brigar pelo título na última etapa. Fotos: Divulgação/Ducati

Há 9 dias - Tempo de leitura: 1 minuto, 39 segundos

Após cancelar o GP de Valência devido às enchentes que atingiram a Espanha na semana passada, os organizadores da MotoGP já tem um plano para a última etapa da temporada 2024. A MotoGP pretende realizar a última etapa em Barcelona, entre 15 e 17 de novembro.

De acordo com Carlos Ezpeleta, diretor esportivo da Dorna, a empresa organizador do campeonato está em negociação com as autoridades locais. Barcelona já sediou a sexta etapa deste ano, em maio passado, no Circuito da Catalunha, em Montmeló.

A última etapa, que ocorreria em Valência, também no fim de semana de 16 e 17 de novembro, foi cancelada devido a inundações catastróficas na região. As enchentes na Espanha já mataram pelo menos 214 pessoas, com dezenas ainda desaparecidas, segundo as agências de notícias, como a Reuters.

“Achamos que Barcelona é o melhor lugar possível, dada a proximidade de Valência. Além do que muitas pessoas já estavam viajando para chegar à final, e especialmente para os fãs – achamos que é o melhor lugar possível para eles.”, disse Ezpeleta em um vídeo postado no site da MotoGP.

Barcelona deve sediar prova

Embora os organizadores ainda não tenha confirmado oficialmente o fim da temporada em Barcelona, tudo indica que a confirmação venha em breve. “Eles querem se comunicar e se alinhar tanto com o governo da Espanha quanto com o de Valência antes de confirmar o evento. Esperamos que a confirmação venha nas próximas 48 horas”, acrescentou.

Francesco Bagnaia já venceu dez provas nesta temporada 2024 da MotoGP, mas está 24 pontos atrás de Jorge Martín

A última etapa de 2024 decidirá o resultado da categoria MotoGP, a principal do campeonato. A disputa se concentra entre o espanhol Jorge Martin, da Pramac Racing, e o bicampeão italiano Francesco Bagnaia, da Ducati. Depois de vencer na Malásia, no domingo passado (3/11), Bagnaia manteve vivas suas chances de título. Entretanto, 24 pontos ainda separam o italiano do espanhol.