MV Agusta celebra 80 anos com edição limitada da esportiva Superveloce; conheça

Superveloce 98 usa motor de três cilindros, 800 cc e 147 cv de potência máxima. Fotos: Divulgação/MV Agusta

14/10/2023 - Tempo de leitura: 2 minutos, 22 segundos

No início da década de 1940, a Segunda Guerra Mundial tornava a vida muito difícil para todos na Itália e em toda a Europa. A mobilidade, por exemplo, era complicada, dada a ausência de transporte público. Por isso que Domenico Agusta, que assumiu a empresa da família em 1927, após a morte do seu pai Giovanni, recorreu às motos, pois acreditava que esta poderia ser uma forma de simplificar a mobilidade e garantir o futuro da Officine Aeronautiche Giovanni Augusta. Nascia, então, a MV Agusta e seu primeiro motor em 1943, há exatos 80 anos.

Monocilíndrico de 98 cc, utilizava uma caixa lubrificada de duas velocidades. Leve e compacto, entrou imediatamente em produção, mas a ocupação da fábrica pelas Forças Aliadas, em Setembro de 1943, interrompeu os planos. O projeto foi adiado até logo após a guerra, quando, terminadas as hostilidades, a montagem da motocicleta completa pôde ser retomada. Na sua estreia, em 1945, a primeira MV 98 Agusta estava ‘vestido’ num elegante tom bordô.

Primeira moto MV Agusta usava motor de 98 cc de 1943 (à esq.) e a esportiva Superveloce 98

Hoje, oitenta anos após o nascimento do primeiro motor MV Agusta, a assinatura “98” reaparece nas carenagens de outra motocicleta MV Agusta. Produzida em apenas 300 unidades numeradas, a esportiva Superveloce 98 Edizione Limitata é imediatamente reconhecível graças ao seu esquema de cores “Rosso Verghera”.

Como é a edição limitada da MV Agusta Superveloce 98

Com a assinatura “98 Edizione Limitata”, faz referência ao tamanho do motor histórico projetado em 1943 e ao status de edição limitada da MV Agusta Superveloce 98.

Equipada com um motor de três cilindros em linha de 798 cm³, a Superveloce 98 produz 147 cavalos de potência máxima. Compacto e leve, contribui para manter o peso seco da moto em apenas 173 kg, ou apenas 165 kg com o kit de corrida.

Afinal os 300 felizardos que comprarem o modelo ainda levam para casa um kit de corrida. Além de uma tampa traseira, o kit inclui escapamento de saída tripla Arrow, para uso exclusivo em pista e a ECU de corrida para extrair o máximo desempenho do motor de três cilindros.

Embora seja uma edição limitada e histórica, a Superveloce 98 traz especificações de motos atuais, misturando o clássico e o moderno. Além de rodas raiadas com acabamento dourado, um sistema de freios otimizado, pinças dianteiras Brembo Stylema e sistema ABS recalibrado.

A moto esportiva comemorativa ainda conta com painel de instrumentos TFT colorido de 5,5”, altamente personalizável e conectado ao smartphone. Calçada com pneus Pirelli Diablo Rosso IV Corsa de alto desempenho e sistema de posicionamento por satélite antirroubo Mobisat, a Superveloce 98 Edizione Limitata terá apenas 300 unidades produzidas. Grande parte delas, já encomendada pelos colecionadores mais fiéis da marca.