A nova geração da Triumph Tiger 1200 foi apresentada oficialmente no Brasil e já chegou às concessionárias da marca, com preço a partir R$ 104.990. Completamente renovada, a aventureira da marca inglesa perdeu peso, ganhou um motor mais potente, além de novas tecnologias, como sistema de radar com detecção de ponto cego.
A nova Tiger 1200 também ganhou um design mais moderno, que lembra sua irmã de 900 cc, porém mais imponente. Os faróis são de LED, com aro de iluminação diurna e sistema adaptativo para curvas, ou seja, que acompanha a inclinação da moto em curvas.
A Triumph dividiu a família Tiger 1200 em duas “linhas”: GT e Rally. A principal diferença entre elas são as rodas. A GT, de grã-turismo, mais voltada para aventuras no asfalto, usa rodas de liga-leve, aro 19, na dianteira, e 18, na traseira. Já a linha Rally traz rodas raiadas, de 21 polegadas, na frente, e 18, atrás, com suspensões de curso mais longo, o que a torna mais apta ao off-road.
No exterior, o modelo foi apresentado em cinco versões, mas apenas três serão vendidas por aqui: a GT Explorer, versão mais completa com roda de liga-leve e tanque de 30 litros; Rally Pro, com tanque de 20 litros e rodas raiadas; e Rally Explorer, com tanque de 30 litros e roda 21, na dianteira. A GT e GT Pro não virão ao país.
Em comum entre elas está o novo quadro, mais leve, e as suspensões eletrônicas; além do inédito motor de três cilindros, 1.160 cm³, DOHC e arrefecimento líquido. O tricilíndrico passou de 136 cv para 150 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 13,2 kgf.m a 7.000 giros, um grande salto em desempenho, quando comparado à geração anterior.
As três também saem de fábrica com o novo painel de TFT, com tela colorida de 7’’, e sistema de conectividade com o smartphone, por meio do aplicativo “My Triumph”.
Na parte eletrônica, todas têm, ao menos, cinco modos de pilotagem; controle de tração e freios ABS, ambos otimizados para curvas; assistente de partida em ladeiras (Hill Hold Control) e sistema quickshift.
A GT Explorer e a Rally Explorer ainda trazem o detector de ponto cego (blind spot detection) que inclui um radar, na traseira, capaz de detectar veículos e alerta o motociclista com uma luz no espelho retrovisor – sistema comum em automóveis e SUVs de luxo.
Entre os acessórios e itens de conforto, protetores de mão, cavalete central, barras de proteção do motor e manoplas aquecidas são de série em todas as versões da Tiger 1200.
Confira os preços e as diferenças entre cada uma das versões da nova bigtrail inglesa de 1.200 cc.
Versão mais em conta da nova Tiger 1200 à venda no Brasil, a Rally Pro tem rodas raiadas, calçadas com pneus Metzeler Karoo Street, sem câmara, nas medidas 90/90-21, na dianteira, e 150/70-18, na traseira.
Seu pacote eletrônico inclui, além dos 5 modos de pilotagem, o “Off-road Pro”, que desliga todos os controles e deixa a suspensão mais firme – o curso é de 220 mm. A versão Pro, porém, não traz o sistema de detecção de ponto cego.
Seu tanque tem capacidade para “apenas” 20 litros. O que faz dela a versão mais leve: 249 kg em ordem de marcha.
Essas características tornam a Tiger 1200 Rally Pro a melhor versão para os motociclistas aventureiros que pretendem rodar bastante na terra.
Entretanto, seu assento é alto: pode ser ajustado em duas posições, com 875 mm ou 895 mm de altura. O que pode dificultar a vida dos mais baixinhos, principalmente, em manobras.
Vendida na cor branca, por R$ 104.990, a Rally Pro também pode ser adquirida nas cores preta e verde, com acréscimo de R$ 500.
Feita para quem vai rodar, eventualmente, por uma estrada de terra, a GT Explorer tem rodas de liga-leve, calçadas com pneus Metzeler Tourance, nas medidas 120/70-19, na frente, e 150/70-18, atrás. Seu tanque tem capacidade para 30 litros e seu peso pronta para rodar é de 255 kg.
A Tiger 1200 GT Explorer tem as mesmas suspensões semi-ativas das versões Rally, porém com menos curso: são 200 mm, no garfo dianteiro invertido, e também no mono amortecedor traseiro, agora fixado diretamente na balança com braços duplos, mas mantendo a transmissão final por eixo-cardã – aliás, como todas as versões da Tiger 1200.
Além de manoplas aquecidas, a GT Explorer traz aquecimento independente do banco do piloto e da garupa. Por falar em assento, sua altura de 850/870 mm faz dela mais amigável para quem tem menos de 1,80 m.
Embora não tenha o modo Off-road Pro, a GT Explorer vem com sistema de radar. Além da cor branca, o modelo será comercializado nas cores preta e azul, por R$ 112.490
Versão mais cara e equipada da nova Tiger 1200, a Rally Explorer é concorrente direta da BMW R 1250 GS Adventure, mas com algumas vantagens, pelo menos, na ficha técnica.
A começar pela roda aro 21, na dianteira, e o peso menor: 261 kg, sete a menos do que a concorrente alemã. Além de ser mais leve, é mais potente: produz 150 cv contra 136 cv da GS.
Há duas características interessante para quem pretende rodar no fora de estrada. a Rally Explorer Conta com o modo Off-road Pro e toda a lista de equipamentos da GT Explorer, como radar e aquecimento dos bancos, acrescida de barras de proteção do tanque.
Versão top de linha e feita para quem quer viajar para qualquer terreno e sem se preocupar onde fica o próximo posto de combustível, a Tiger 1200 Rally Explorer tem tanque de 30 litros e também será vendida em três opções de cores: branca (R$ 118.990), preta e verde (R$ 119.490)
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Uau, o coração bate forte com essas motocas maravilhosas !