Novo airbag para motociclistas promete proteger costelas e ombros; veja como funciona

eVest Pro, da empresa alemã Held, pode ser usado sob a jaqueta ou o macacão. Foto: Divulgação/Held

20/03/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 23 segundos

Atualmente, os coletes airbag eletrônicos para motociclistas são o que há de mais moderno quando se pensa em equipamentos de proteção. Com acelerômetros e processadores modernos, podem se inflar em milissegundos para proteger o condutor no caso de uma queda ou colisão. Entretanto, os coletes atuais protegem apenas a coluna, o pescoço e o tórax. Um novo equipamento da empresa alemã Held, contudo, promete maior proteção.

O novo Held eVest Pro conta com um bolsas de ar que não só protegem peito, coluna e pescoço, mas também costelas e ombros. Resultado de muita pesquisa e anos de testes, o design inovador combina materiais modernos com eletrônica de última geração para aumentar, assim, a segurança dos motociclistas.

“Trabalhamos duro com nossos parceiros da In&Motion para criar algo único em termos de segurança, conforto e inovação, e estamos confiantes de que este colete estabelecerá o padrão de proteção na indústria de motocicletas”, disse Markus Held, diretor administrativo da Held GmbH.

Como é o novo airbag “inteligente”

Desenvolvido em parceria com a francesa In&Motion, o Held eVest Pro se parece com um colete, que pode ser usado sob a jaqueta ou o macacão de couro para motociclistas. Feito de um tecido de malha leve e respirável, o colete airbag ainda traz um protetor de coluna D3O integrado. Além de oferecer uma área de proteção maior do que outros modelos, atende às normas europeias de segurança.

Colete tem bolsas de ar extras que protegem os ombros e as costelas

Contudo, o “coração” do colete é o módulo de controle eletrônico In&box da francesa In&Motion. Com três sensores de aceleração, três giroscópios e um módulo GPS, a central eletrônica monitora e analisa a condução 1000 vezes por segundo. Caso detecte uma situação de queda ou colisão, a central ativa o airbag que se infla em apenas 60 milissegundos.

Vale destacar que a tecnologia da In&Motion já está presente em outros coletes airbag para motociclistas, como da italiana Tucano Urbano. Assim como existem outros airbags “autônomos” de grandes marcas, como Alpinestars e Dainese, que desenvolvem sua própria central eletrônica.

Porém, o grande diferencial do eVest Pro são mesmo as bolsas de ar extras que, quando infladas, oferecem proteção aos ombros e costelas. Fraturas de clavículas e fissuras nas costelas são lesões comuns em acidentes de moto.

Lançado recentemente, o Held eVest Pro deve chegar às lojas europeias em abril. Seu preço, entretanto, não é assim tão acessível: 480 Euros, ou seja, cerca de R$ 2,6 mil.