Nos últimos anos, a Harley-Davidson criou a linha “Ícones“, que se inspira em modelos do passado para criar motos atuais com design clássico. Para 2024, a Harley se inspirou no universo do novo filme de Jeff Nichols, “The Bikeriders” (Clube dos Vândalos) para seu mais mais recente lançamento: a Hydra Glide Revival.
“Clube dos Vândalos”, que estreia em 20 de junho no Brasil, conta a história de um motoclube do Meio-Oeste americano. No longa, seu fundador e líder, Johnny (Tom Hardy), pilota uma Harley-Davidson FLH 1956 que inspirou a edição limitada 2024 da Harley-Davidson Hydra-Glide Revival.
O personagem de Tom Hardy representa o típico ex-combatente da Segunda Guerra Mundial que, assim como muitos outros, cria um motoclube para reunir os amigos, andar de moto e se divertir. A década de 1950 é considerada a época de ouro dos motoclubes, com o surgimento de vários em todos os Estados Unidos.
Entretanto, também foi nessa época que os motoclubes começaram a ganhar os noticiários, pelas confusões que se envolviam. Mais tarde, ganharam às telas dos cinemas e o imaginário de jovens do mundo todo. Afinal, em 1953, estreou o lendário “O Selvagem”, dirigido por László Benedek e estrelado por Marlon Brando. O longa praticamente criou a imagem do “motociclista malvado”, como um fora-da-lei, embora isso não retrate a realidade nos dias atuais.
O filme escrito e dirigido por Nichols também recria essa época com todas as brigas, tensões e dilemas dos motoclubes. A inspiração para o filme veio do célebre livro de fotos “The Bikeriders”, de Danny Lyon, originalmente publicado em 1968. O roteiro conta a história do motoclube Outlaws, de Chicago, baseado nas fotos e entrevistas feitas por Lyon. Além de Tom Hardy, Austin Bulter (o astro de “Elvis”) e Jodie Comer (de “Killing Eve”) estrelam o longa.
Deixando para trás o utilitarismo dos tempos de guerra, a Harley-Davidson entrou na década de 1950 com motor Panhead de 74 polegadas cúbicas (1.212 cm³), o garfo dianteira telescópico hidráulico (Hydra-Glide) e novas cores que trouxeram fôlego à fabricante americana.
Um dos modelos mais famosos foi a FLH 1956, que apresentava uma cor base vermelha com uma faixa branca, conhecido como esquema de cores de dois tons “slash”.Após visitar o set de filmagem e ler o roteiro, o diretor criativo da Harley-Davidson, Brad Richards, decidiu esboçar uma motocicleta com o mesmo esquema de pintura da moto de Johnny, o personagem vivido por Tom Brady que pilota um FLH no filme. O rascunho se tornou a Harley-Davidson Hydra-Glide 2024 Revival.
Apesar da pintura clássica, a nova Harley usa o moderno motor Milwaukee-Eight 114 (1.868 cc) e o chassi Softail. A base mecânica, aliás, vem da Heritage Classic, assim como suas malas laterais em couro e o para-brisa removível.
Limitada a 1.750 unidades, o novo modelo “clássico” da Harley, contudo, não deve vir ao Brasil. Já o filme que inspirou a Hydra-Glide Revival, Clube dos Vândalos, teve sua estreia confirmada para 20 junho nos cinemas brasileiros e ganhou novo trailer em português. Assista abaixo.