1. Garagem automatizada – A Estapar testa o serviço em um estacionamento localizado em Florianópolis (SC). O cliente deixa o carro em uma cabine e ele é “estacionado” sem uso de manobrista; ao sair, o carro é devolvido no andar térreo.
2. Embarque/desembarque – À medida que o total de veículos de apps de transporte se amplia, as ruas não vão dar vazão aos serviços; a Estapar tem a intenção de criar espaços de embarque e desembarque em alguns estacionamentos.
3. Carregamento de carros elétricos – Apesar de ainda serem pouco usados no País, a tendência é que as grandes cidades passem a precisar mais de estações para carregar carros elétricos; as principais redes de estacionamento já fazem testes nesse sentido.
4. Bicicletários – À medida que as prefeituras restringem a presença de certos veículos não motorizados nas calçadas, estacionamentos devem ceder espaço a bicicletas e patinetes.
5. Serviços adicionais – Duas outras formas de ocupar o estacionamento: usar vagas ociosas para montar oficinas mecânicas e para instalar serviços de courie.
6. Organização para carros de apps – Nos aeroportos, isso já é um problema. A Estapar usa o estacionamento de um hotel ao lado do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, para facilitar o embarque de passageiros.
7. Serviços para locadoras – Estapar e Multipark já têm vários estacionamentos que servem de local para clientes apanharem e devolverem veículos para locadoras como Movida, Unidas e a Localiza.
Veja nesta matéria como serão os estacionamentos do futuro.