Voltar
Mobilidade para quê?

Novos serviços propostos pelas redes de garagens

Veja os serviços que serão oferecidos nos estacionamentos do futuro como bicicletário, carregamento de carros elétricos, pontos para apps, locação,
entre outros

Fernando Scheller, de O Estado de S. Paulo

15/02/2020 - 1 minuto, 19 segundos


maquete-de-estacionamento-com-novos-servicos-de-mobilidade
Carros compartilhados: tanto a Estapar quanto a Multipark têm alguns pilotos de parceria de serviços de compartilhamento de carros como Turbi e Zazcar. Foto: Editoria de Arte/Estadão.

1. Garagem automatizada – A Estapar testa o serviço em um estacionamento localizado em Florianópolis (SC). O cliente deixa o carro em uma cabine e ele é “estacionado” sem uso de manobrista; ao sair, o carro é devolvido no andar térreo.

2. Embarque/desembarque – À medida que o total de veículos de apps de transporte se amplia, as ruas não vão dar vazão aos serviços; a Estapar tem a intenção de criar espaços de embarque e desembarque em alguns estacionamentos.

3. Carregamento de carros elétricos – Apesar de ainda serem pouco usados no País, a tendência é que as grandes cidades passem a precisar mais de estações para carregar carros elétricos; as principais redes de estacionamento já fazem testes nesse sentido.

4. Bicicletários – À medida que as prefeituras restringem a presença de certos veículos não motorizados nas calçadas, estacionamentos devem ceder espaço a bicicletas e patinetes.

5. Serviços adicionais – Duas outras formas de ocupar o estacionamento: usar vagas ociosas para montar oficinas mecânicas e para instalar serviços de courie.

6. Organização para carros de apps – Nos aeroportos, isso já é um problema. A Estapar usa o estacionamento de um hotel ao lado do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, para facilitar o embarque de passageiros.

7. Serviços para locadoras – Estapar e Multipark já têm vários estacionamentos que servem de local para clientes apanharem e devolverem veículos para locadoras como Movida, Unidas e a Localiza.

Veja nesta matéria como serão os estacionamentos do futuro.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login