O carro elétrico mais vendido é também o mais eficiente

O carro elétrico mais vendido é também o mais eficiente. Foto Divulgação BYD

10/01/2024 - Tempo de leitura: 6 minutos, 44 segundos

O BYD Dolphin chegou ao País em junho de 2023 e em pouco tempo se tornou o carro elétrico mais vendido por aqui. E não foi por acaso que virou referência: ele é o modelo com a melhor eficiência energética do mercado brasileiro, como comprovam os números do Inmetro – o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Com esses atributos, o Dolphin conquistou também os títulos de Melhor Elétrico e Carro do Jornal do Carro, do Prêmio Mobilidade Estadão 2024.

Economia e desempenho combinados

Embora seja um carro de porte médio (com 4,12 metros de comprimento), o Dolphin consome apenas 0,42 megajoule por quilômetro rodado (MJ/km). O número é mais baixo até que o de concorrentes elétricos subcompactos e compactos à venda, que consomem entre 0,44 MJ/km (Renault E-Kwid) e 0,59 MJ/km (Peugeot E208). 

Apesar da alta eficiência, o Dolphin não perde em desempenho. Seu motor produz 95 cv e acelera o carro de 0 a 100 km/h em apenas 10,9 segundos. A velocidade máxima é de 160 km/h e o Dolphin também tem excelente autonomia: é capaz de percorrer 291 quilômetros com uma única carga, outro ponto forte diante dos concorrentes.

O Dolphin foi o quinto carro de passeio lançado pela BYD no País. A linha atual inclui outros cinco carros 100% elétricos (BYD Han, BYD Tan, BYD Yuan, BYD Dolphin Plus e BYD Seal), além do BYD Song Plus, que é híbrido. A garantia do Dolphin é válida por cinco anos ou 500.000 quilômetros. Para a bateria são oito anos, sem limite de quilometragem.

Bateria Blade carrega todo o know-how da BYD

A BYD é pioneira na indústria de baterias, acumulando 28 anos de know-how Foto: Divulgação/BYD

 
“Em vez de módulos, a bateria Blade desenvolvida pela BYD é formada por lâminas. Com isso se consegue maior densidade energética, ou seja, ela armazena mais eletricidade em menos espaço e também com menos peso”, recorda o supervisor de Marketing de Produto da montadora, Nathan Baranauskas.

A Bateria Blade passou por diferentes testes em condições extremas e se tornou uma das mais seguras em todo o mundo. Vale lembrar também que a BYD é pioneira na indústria de baterias, acumulando 28 anos de know-how.

O Dolphin pode ser carregado sem dificuldade. Com um adaptador, dá para usar tomadas residenciais de 110 ou 220 volts. E nos carregadores de alta potência já presentes em shoppings, estacionamentos e postos, é possível ir de 30% até 80% da carga em apenas 30 minutos.

O Dolphin agrega também a função VtoL (Vehicle to Load). Com o uso de um adaptador, a bateria do carro se transforma em fonte de energia para quem precisa ligar um laptop, luminária ou cafeteira, por exemplo.

Construído a partir da bateria

O BYD Dolphin utiliza uma arquitetura exclusiva, o que garante alta resistência contra impactos Foto: Divulgação/BYD

Outro ponto de destaque que garante a alta eficiência do Dolphin é sua e-Platform 3.0. Diferentemente de outros elétricos à venda no Brasil, em que o motor e a bateria foram adaptados sobre uma plataforma feita para carros a combustão, o Dolphin utiliza uma arquitetura exclusiva, o que garante alta resistência contra impactos e uma ótima experiência para quem dirige o carro ou viaja dentro dele.

“O Dolphin obteve nota máxima em segurança no Euro NCap”, recorda Nathan Baranauskas. “A BYD nasceu como fabricante de baterias. Por isso, nossos carros são criados em torno delas, enquanto outras montadoras começam pelo veículo para depois incluir as baterias.” A e-Platform 3.0 também cumpre o papel de integrar o sistema de alta tensão e a bateria com o chassi do carro, ajudando a melhorar tanto a segurança como a distância percorrida a cada recarga.

Design inspirado no oceano

Design inspirado no oceano Foto: Divulgação/BYD

O Dolphin é o primeiro BYD a ter o desenho inspirado no oceano e na vida marinha. Isso fica bastante claro nos vincos laterais da carroceria, que lembram as ondas do mar. E as maçanetas internas das portas se parecem com as nadadeiras dos golfinhos. “O estilo do Dolphin foi criado por Wolfgang Egger, que já atuou como diretor de design da Audi”, recorda Nathan Baranauskas.

Maçanetas das portas se parecem com as nadadeiras dos golfinhos Foto: Divulgação/BYD

 Esse jeitão característico do Dolphin também pode ser reconhecido pela iluminação traseira e dianteira. O desenho formado pela linha contínua de leds na parte de trás foi inspirado no movimento dos golfinhos quando saem do mar. Na dianteira, a linha luminosa que atravessa a grade confere ao Dolphin um caráter moderno e tecnológico.

Espaço e praticidade como nos SUVs

Outra vantagem importante desta plataforma é o espaço para todos os ocupantes, comparável ao de carros maiores como os SUVs. E o Dolphin tem 2,7 metros de entre-eixos. Essa distância é maior que a encontrada nos 12 sport utilities mais vendidos em todo o Brasil no acumulado até novembro de 2023.

Aliado ao assoalho plano na parte traseira , esse entre-eixos garante conforto para todos os ocupantes. O interior do Dolphin foi projetado com diversos espaços para armazenamento e organização, que ajudam no uso diário do carro. “A parte estética e prática do interior coube ao profissional Michele Paganetti”, afirma Baranauskas. Paganetti já foi head de design da Mercedes-Benz.

O interior do Dolphin foi projetado com diversos espaços para armazenamento e organização Foto: Divulgação/BYD

Tela de 12,8” domina o painel

No centro do painel do Dolphin EV há uma grande tela sensível ao toque de 12,8 polegadas. Ela é equipada com o sistema ICS (Intelligent Cockpit System), que proporciona um universo conectado ao integrar as funções do carro por comando de voz. Essa tela também pode ser colocada na vertical.

Tela de 12,8” no painel do BYD Dolphin Foto: Divulgação/BYD

A central multimídia é compatível com Android Auto (wireless) e Apple Carplay (por cabo). Outro destaque do equipamento é a função karaokê: “Os clientes com filhos pequenos aprovaram. É uma ferramenta bacana, com uma lista gigante de músicas disponíveis”, diz o supervisor de marketing de produto da BYD.

Abaixo da tela multimídia há um conjunto de teclas com desenho ergonômico e que traz os principais comandos, inclusive da transmissão (P, R, N e D), do controle de tração, pisca-alerta e ventilação.

Segurança e conforto juntos

O BYD Dolphin é um carro bastante completo. “Além das bolsas frontais e laterais, ele recebe também airbags do tipo cortina, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e monitoramento da pressão dos pneus”, destaca Nathan Baranauskas. A lista de segurança inclui ainda alerta de uso dos cintos para todos os passageiros e sistema Isofix para prender cadeirinhas infantis.

A relação de equipamentos de conforto e conveniência inclui chave presencial, sistema eletrônico antifurto, ar-condicionado automático com ionizador, câmera com visão 360 graus, câmera de ré, sensores traseiros de estacionamento e direção com assistência elétrica.

Os para-sóis contam com espelho e iluminação dos dois lados. O carro traz também rádio AM/FM, tomada para 12 volts, duas entradas USB dianteiras, mais uma na parte traseira. O volante tem ajuste de altura e botões de controle de áudio, acionamento do Bluetooth e do controlador automático de velocidade. O Dolphin vem equipado com três modos de condução: Sport, Eco e Neve, ideal para situações de baixa aderência.

Couro sustentável e ventilado

Interior de couro sustentável e ventilado Foto: Divulgação/BYD

Nos materiais de acabamento, a BYD teve o cuidado de utilizar couro vegano sustentável nos bancos. O material traz pequenos furos para ventilação, o que reduz a transpiração e torna as viagens mais agradáveis, até mesmo em grandes distâncias.

Conteúdo patrocinado por BYD