Olímpiadas de LA: cidade promete edição sem uso de carros

Cidade pretende implantar sistema de ônibus complementar, além da expansão da frota com veículos emprestados de cidades próximas. Foto: Divulgação/LA Metro

22/08/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 23 segundos

Em 2028, os Jogos Olímpicos serão sediados na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Famosa por suas avenidas gigantes e congestionamento caótico, a cidade promete abolir o uso de carros durante os Jogos. Karen Bass, a prefeita da cidade, prometeu tornar as Olimpíadas de LA livre de carros, com foco em transporte público e mobilidade ativa.

Leia também: Paris incentiva uso de bicicletas como principal meio de transporte durante Olimpíadas 2024

Para oferecer um sistema de transporte aprimorado e eficiente, agência responsável pelas operações de trânsito da região, a Autoridade de Transporte Metropolitano de Los Angeles (LA Metro), tem planejado vários projetos de melhoria. “Nosso objetivo é aprimorar as opções de mobilidade durante os Jogos e criar um legado duradouro de transporte aprimorado para o futuro de LA”, afirma a empresa.

Para realizar as transformações, o Departamento de Transporte dos EUA encaminhou uma doação de US$ 139 milhões, concedida via projeto Reconectando Comunidades e Bairros (RCN). Até 2028, a LA Metro pretende entregar um pacote de projetos de restauração da mobilidade, investindo em opções de transporte multimodal de alta qualidade.

Conforme Seleta Reynolds, diretora de inovação da LA Metro, em entrevista para o jornal The Guardian, a cidade deverá inaugurar pelo menos uma nova linha ferroviária por ano, entre o ano atual e 2028. O projeto conhecido como Twenty-Eight by ’28 ou, em tradução livre, Vinte e Oito até 28, é uma lista de 28 ações que o Metro LA pretende executar em mobilidade urbana até o ano dos Jogos Olímpicos.

Ao todo, foram US$ 20 bilhões (cerca de R$ 111 bilhões) de investimento. Até o momento, de acordo com a empresa, 18% dos projetos já estão concluídos. Do restante, cerca de 32% está em construção; 25% em fase de projeto; e 25% em planejamento.

Olimpíadas de LA

“Nossa principal meta para 2028 é permitir que todos os espectadores com ingresso viajem para os locais de competição por transporte público, caminhando ou de bicicleta”, afirma a empresa que gerencia operações de trânsito de Los Angeles.

A estimativa da LA Metro é de receber, durante os Jogos, um milhão de viagens extras por dia. Para suprir essa demanda de viagens, a empresa quer construir um Sistema de Ônibus Suplementar (SBS, na sigla em inglês). Conforme a empresa, o SBS conectará estações de trem/ônibus e locais temporários de estacionamento aos locais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Até 2028, a LA Metro pretende pegar emprestado 2.700 ônibus de cidades vizinhas no Estado da Califórnia. Atualmente, além da rede de transporte ferroviário e de ônibus, a cidade conta com 80 km de faixas exclusivas para ônibus. A agência ainda espera que todo o SBS seja composto por ônibus zero emissão e ônibus movidos à gás natural comprimido.