O descarte indevido de baterias de bicicleta elétrica podem causar danos severos ao meio ambiente. Foto: Adobe Stock
O descarte de baterias das bicicletas elétricas deve ser feito em lojas de revendedores ou com a própria marca fabricante, caso elas ofereçam o serviço de logística reversa. Desfazer-se do componente de forma indevida pode apresentar riscos de contaminações no solo e na água.
Segundo a Green Eletron, uma das principais recicladoras de eletroeletrônicos e pilhas do País, caixas coletoras espalhadas pelas cidades nunca podem ser utilizadas para se desfazer de baterias de bicicletas. Isso porque sua composição contém lítio como principal material e agrega o risco de explosão.
Leia mais: Três modelos de bicicleta elétrica com computador de bordo são lançados no Brasil
Em São Paulo e no resto do Brasil, lojas de revendedores e até dos próprios fabricantes são locais seguros para entregar sua bateria usada, mas é importante pesquisar se a marca de sua bicicleta oferece esse programa de logística reversa para o componente.
A Caloi, por exemplo, possui mais de 11.000 pontos espalhados pelo País que recebem essas partes para reciclagem sustentável. Basta acessar o site do programa Circulare em pareceria com a Caloi e preencher um cadastro para poder receber o endereço de um ponto de coleta próximo à sua residência.
Para realizar o descarte, a bateria deverá estar totalmente descarregada e seus terminais devem estar envolvidos em plástico e fita isolante para evitar um curto-circuito. A reciclagem dessas baterias é importante para o meio ambiente, reutilizando componentes antigos desmontados em novos materiais.
A USP criou um laboratório que utiliza um método inovador de reciclagem da bateria de lítio, adotando a técnica de hidrometalurgia, que utiliza um processamento em água, sob temperaturas muito mais baixas, em torno de 90 graus Celsius. Essa nova abordagem permite a recuperação de 95% dos componentes para posterior reúso.
Entretanto, segundo a prefeitura do Campus da USP da capital paulista, a universidade não recebe baterias de bicicletas elétricas.
Leia também: Bicicletas elétricas: tire suas dúvidas sobre regras de uso e cuidados com o equipamento
Para trocar a peça, é importante procurar uma com a mesma voltagem da antiga, para não causar problemas nos sistemas da bicicleta. Cada bateria, a depender de seu fabricante, possui uma vida útil de 500 a 1000 ciclos de carga, o que leva em torno de 2 a 3 anos para acontecer.