10 mitos e verdades sobre as bicicletas elétricas; especialista tira dúvidas sobre o veículo
Luiz Henrique, gerente comercial da Oggi Bikes, explica algumas questões comuns sobre o modal
3 minutos, 50 segundos de leitura
03/04/2024
Por: Redação Mobilidade
O mercado de bicicletas elétricas no Brasil tem crescido a cada ano. Em 2023, a categoria ampliou em 6,2% a produção em relação ao ano anterior. Apesar da propagação dos veículos pelas ruas do País, ainda muitas dúvidas pairam no ar sobre elas.
Para resolver algumas dessas principais dúvidas, mitos e verdades sobre as bicicletas elétricas, convidamos Luiz Henrique, gerente comercial da Oggi Bikes, empresa especializada no setor de ebikes. Atualmente, a empresa conta com mais de 1500 pontos de revendas autorizadas pelo Brasil.
Confira as dicas e explicações do gerente comercial:
10 mitos e verdades
1. Bicicletas elétricas não são bicicletas
Mito: Algumas pessoas ainda questionam se as bicicletas elétricas são de fato bicicletas.
Verdade: De acordo com a legislação brasileira, as bicicletas elétricas de pedal assistido são consideradas bicicletas desde que atendam a certos critérios. Conforme estabelece o texto, veículos com potência máxima de 350 watts, velocidade máxima de 32 km/h, ausência de acelerador e funcionamento do motor apenas quando o condutor está pedalando, são consideradas bicicletas elétricas.
2. É só carregar e andar
Mito: A manutenção de uma bicicleta elétrica é simples e requer apenas carregamento da bateria.
Verdade: Embora a manutenção seja mais simples do que a de veículos motorizados, é necessário seguir princípios básicos de manutenção de bicicletas. Cuidados especiais com a parte elétrica, por exemplo, como evitar alagamentos e manter a carga da bateria entre 30% e 70% são essenciais para o pleno funcionamento do veículo.
Leia também: Empresa lança bicicleta elétrica com revestimento de segurança nas baterias
3. Quem anda de elétrica não está treinando de verdade
Mito: Por causa das ferramentas de assistência, algumas pessoas acreditam que os usuários de bicicletas elétricas não praticam atividade física significativa.
Verdade: Estudos mostram que os ciclistas de bicicletas elétricas, muitas vezes, se exercitam mais do que os ciclistas convencionais, realizando viagens mais longas e aumentando o tempo de atividade física.
4. Competições com bicicletas elétricas não são justas
Mito: Há dúvidas sobre a equidade das competições envolvendo bicicletas elétricas.
Verdade: As competições de bicicletas elétricas são tão justas quanto as de bicicletas convencionais, com regulamentos específicos para garantir a igualdade entre os competidores.
5. Não dá pra andar de bicicleta elétrica na chuva
Mito: Muitos acreditam que as bicicletas elétricas não conseguem funcionar em condições de chuva ou quando molhadas.
Verdade: As bicicletas elétricas bem fabricadas podem ser usadas na chuva e na lama, desde que sejam realizadas manutenções e limpeza adequadas após esses pedais.
6. Não dá pra ir muito longe de elétrica
Mito: Bicicletas elétricas têm pouca autonomia.
Verdade: A autonomia das bicicletas elétricas pode variar. Alguns modelos com baterias potentes podem percorrer até 120 km com uma única carga, ideais para deslocamentos urbanos e trilhas mais longas, por exemplo.
7. Bicicleta elétrica é moda
Mito: Alguns consideram as bicicletas elétricas uma moda passageira.
Verdade: As vendas de bicicletas elétricas têm crescido significativamente em todo o mundo, refletindo uma mudança duradoura nos hábitos de mobilidade urbana e no uso esportivo.
8. Elétricas são difíceis de usar?
Mito: Há a percepção de que as bicicletas elétricas são difíceis de usar.
Verdade: As bicicletas elétricas funcionam de maneira semelhante às bicicletas convencionais, exigindo pouca habilidade adicional para serem conduzidas.
9. Bicicletas elétricas são perigosas?
Mito: Por conta do crescimento do número de casos de explosões de baterias de bicicletas e patinetes elétricos, muitos acreditam que as bicicletas elétricas são mais perigosas do que as bicicletas convencionais.
Verdade: No uso convencional do dia-a-dia, o risco oferecido por uma bicicleta elétrica é semelhante ao de uma bicicleta convencional, desde que sejam respeitadas as regras de trânsito e utilizados equipamentos de segurança adequados.
10. Quem deve ter uma bicicleta elétrica?
Mito: Há pessoas que acreditam que as bicicletas elétricas servem apenas para um determinado perfil de usuário.
Verdade: As bicicletas elétricas servem para pessoas de diferentes idades e condicionamentos físicos. Os veículos ainda proporcionam uma opção de atividade física, possibilitando desafios maiores para os adeptos do ciclismo.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários