Ônibus em tempo real: os melhores apps para acompanhar seu trajeto

Aplicativos mostram o horário de chegada dos ônibus no ponto e permitem acompanhar o trajeto. Foto: iStock
Jessica Marques
25/11/2019 - Tempo de leitura: 3 minutos, 47 segundos

Na capital paulista o passageiro espera em média 19 minutos no ponto pela chegada de um ônibus. Os dados foram divulgados por meio de uma pesquisa do Moovit, aplicativo de planejamento de viagens urbanas.

Em outros municípios, a espera pode chegar a cerca de 40 minutos. Frente a tanto tempo despendido pelo passageiro do transporte coletivo, empresas criaram aplicativos que mostram o horário de chegada dos veículos e permitem o acompanhamento do trajeto. Confira os principais:

Moovit

O Moovit está presente em mais de 3 mil cidades em 92 países, disponível em 43 idiomas e compatível com tecnologias que ajudam pessoas com deficiência visual a utilizar o transporte coletivo, avisando o momento de desembarcar.

No Brasil, o aplicativo está presente em todas as capitais, no Distrito Federal e em mais de 550 municípios.

Dentre as principais funções, estão: 

– Planejamento intermodal: o usuário pode se planejar considerando ônibus, metrô, trem, barcas, VLT, ônibus intermunicipais, bicicletas e patinetes. O Moovit também está integrado com os serviços de transporte individual com o Uber e Waze Carpool.

– Previsão em tempo real: com o Moovit o passageiro do transporte público consegue acompanhar o horário em que determinado veículo estará no ponto de parada.

– Consultas: todas as informações de linhas, itinerários e horários podem ser consultadas por meio do aplicativo Moovit. A ferramenta está disponível no Brasil desde 2013 para iOS, Android e Web por meio do site www.moovit.com.

CittaMobi

O CittaMobi está presente em mais de 300 cidades brasileiras, incluindo a Grande São Paulo, capital paulista, Campinas, Porto Alegre, Região Metropolitana do Recife, Salvador, Maceió, Aracaju, Natal, Brasília, Rio de Janeiro, entre outras.

O aplicativo mostra a previsão de horário de chegada dos ônibus em pontos selecionados, com base em dados em tempo real de aproximadamente 55 mil ônibus monitorados.

Além disso, o CittaMobi oferece a funcionalidade de recarga do bilhete de transporte na cidade de São Paulo, Guarulhos, Diadema, Sorocaba, Taubaté, Recife, Maceió, Petrolina, Caruaru, Cascavel, Pelotas, Ribeirão Preto.

Outra opção da ferramenta é ativar o filtro da acessibilidade, para que as buscas mostrem apenas ônibus adaptados para pessoas com deficiência.

O CittaMobi está disponível gratuitamente para aparelhos com o sistema Android ou iOS.

Google Maps

Com mais de 5 bilhões de downloads, o Google Maps permite saber qual ônibus, linha de trem ou metrô utilizar para chegar ao destino, visualizar as rotas e tempo estimado de viagem.

Também é possível conferir o tráfego em tempo real para ônibus em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, Natal, entre outras.

Em breve, o usuário também poderá conferir a previsão de lotação para os meios de transporte, conforme informado pelo Google, em nota.

Uma nova função do Maps permite que o usuário combine meios de transporte conforme sua preferência e visualize o custo e tempo total do percurso. Além de ônibus, trem e metrô, o aplicativo mostra opções a pé e combinando transporte por aplicativo, como Uber e 99.

A função também permite clicar em cima do ponto de ônibus de determinado endereço e verificar a relação de linhas, com previsão de horário de chegada dos veículos. As informações são fornecidas por órgãos gestores. Além de estar disponível para smartphones, o Google Maps também pode ser acessado por meio do site www.google.com.br/maps.

Quicko

O aplicativo foi lançado em outubro deste ano com o objetivo de combinar diferentes modais da Região Metropolitana de São Paulo. O usuário pode escolher uma rota mais rápida ou mais econômica.

A Quicko permite que o passageiro saiba onde estão os pontos de ônibus, quais linhas atendem os locais, a posição aproximada dos veículos do transporte coletivo em um mapa e os horários de chegada de cada um em tempo real. O aplicativo também emite alertas sobre ocorrências no trajeto.

A ferramenta combina diversos modais, como ônibus, metrô, trem, carros por aplicativos, bicicletas, entre outros. Além disso, os usuários conseguem saber a localização exata das estações de bicicletas compartilhadas e a quantidade disponível em cada uma.

O aplicativo conta com informações fornecidas por órgãos públicos. O uso é gratuito e a ferramenta está disponível para Android e iOS.